Depois do sucesso da viagem à Europa, onde participou de dois festivais na Espanha, a Companhia Barrica do Maranhão levará novamente sua alegria contagiante ao interior maranhense, desta vez aos municípios de Açailândia e Vitória do Mearim.
Dentro do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’, a trupe desembarca dia 18 deste mês em Açailândia para uma apresentação, às 20h, na Praça do Pioneiro. No dia seguinte, segue para Vitória do Mearim para um encontro animado com a população, às 20h, na Praça Rio Branco.
A iniciativa conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio cultural da Via Mundo Intercâmbio & Turismo e das prefeituras das duas cidades. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.
“Nós voltamos da Espanha com energia renovada, uma saudade grande e aquela vontade imensa de reencontrar os nossos conterrâneos da maneira mais espontânea possível, ou seja, em praça pública. Afinal, é do povo que tiramos inspiração para a nossa arte, da qual nos orgulhamos. Na Europa, nos apresentamos exatamente como fazemos aqui, e fomos ovacionados e bastante elogiados, uma prova de que as nossas raízes são fortes e tocam em qualquer lugar do mundo”, diz o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.
Caravana
Um total de 52 pessoas, entre cantores, músicos, dançarinos e produção, compõe a caravana itinerante de um dos mais aplaudidos grupos culturais do Brasil. Além de assistir às apresentações em praça pública, dançar e cantar com os artistas, os moradores de Açailândia e Vitória do Mearim poderão conferir de perto a exposição ‘Ponto de Luz’, em cartaz o ano inteiro na Casa de Arte Barrica, na Madre Deus. A exposição reúne indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e presentes recebidos pela companhia em viagens nacionais e internacionais.
O projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’ é uma verdadeira festa e uma grande oportunidade para quem mora em cidades do interior maranhense, que pode assistir, aplaudir e interagir com a Companhia Barrica, com seu portfólio de canções autorais, ritmos diversos e a beleza de sua indumentária. No mês de julho deste ano, o projeto passou pelas cidades de Santa Inês e Anajatuba.
O espetáculo apresentado é um misto das criações da Companhia Barrica ao longo de sua trajetória de quatro décadas de existência, abarcando os ciclos festivos como São João, Carnaval, Quaresma e Natal. Assim sendo, são apresentadas as performances do Boi Barrica, Bicho Terra e Natalina da Paixão.
Com músicos tocando ao vivo, o espetáculo cultural contagia com altas doses de criatividade, lirismo e poesia. Nos vocais, estarão os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, duas das mais emblemáticas vozes do cancioneiro popular maranhense. O repertório autoral é composto, principalmente, por canções dos compositores Luiz Bulcão e José Pereira Godão.