Um jovem de 18 anos foi preso por suspeita de perseguir e ameaçar uma adolescente de 14 anos, durante três meses, no município de Ribeiro Gonçalves, distante de 550 km de Teresina-PI. A identidade do acusado não foi divulgada pela Polícia Civil, a fim de proteger a vítima.
A Delegacia de Baixa Grande do Ribeiro comunicou que a adolescente procurou o Conselho Tutelar para relatar que vinha sendo ameaçada de morte e perseguida pelo ex-namorado, com quem havia terminado o relacionamento há três meses.
O Conselho Tutelar, então, acionou a Polícia Civil, que deu início às investigações, até prender o indivíduo.
Segundo a polícia, além de perseguir a vítima após o fim do namoro, o suspeito é acusado de ter compartilhado fotos íntimas da adolescente. Ele utilizava diversos chips de celular e criava múltiplos perfis em redes sociais para continuar as ameaças.
O suspeito foi preso e deve responder por ameaça, perseguição e divulgação de imagens íntimas. O crime de “stalking”, que configura perseguição física ou virtual, está previsto no artigo 147-A do Código Penal.
O Piauí tem registrado um aumento nos casos de perseguição, de acordo com o Anuário da Segurança Pública. Em 2023, o estado contabilizou 1.015 ocorrências de “stalking”, um aumento de 41,8% em relação ao ano anterior, que teve 737 casos.