O tema tem o claro propósito de inspirar as pessoas a perceberem a importância da saúde bucal para a saúde geral do corpo e sua influência para uma vida mais longa e saudável.
As doenças bucais afetam bilhões de pessoas ao redor do mundo e podem estar associadas a problemas mais graves sistêmicos de ordem respiratória, cardiovascular e digestiva; essas doenças podem causar dor, desconforto, perda de autoestima, isolamento social e absenteísmo na escola e no trabalho.
A crescente carga das doenças orais exige ação nos níveis individual, familiar e comunitário; ações simples e direcionadas de prevenção e cuidados regulares podem reduzir a prevalência das doenças que afetam a cavidade bucal e tornar a saúde oral prioridade.
A boca é a maior cavidade do corpo e tem contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microorganismos prejudiciais ao indivíduo, que podem ser introduzidos via alimentos, bebidas, objetos, mãos, beijos e outras intimidades.
Já atentou pra isso?. Seu funcionamento normal é determinante para a saúde física, mental e emocional. Dar a importância merecida à saúde bucal na sua rotina de vida vai lhe garantir capacidade de falar, mastigar, engolir, sorrir, cheirar, tocar e transmitir emoções por meio de suas expressões faciais.
Tudo isso garante qualidade de vida muito além da boca. Tenha orgulho da sua boca, isso é natural e necessário para se viver bem mas se você sente que não é possível então é porque algo está faltando, algo está errado, nesse caso o melhor é fazer seria buscar a resolução do problema, procurar ajuda profissional se preciso for e principalmente estabelecer mentalmente a saúde bucal como meta, superar medos, fobias, traumas e partir para conquistar essa valiosa realização.
Caso tenha tido uma experiência desagradável busque alternativas, abra o jogo com o seu cirurgião-dentista ou pondere sobre uma segunda opinião. O importante é dar um passo à frente porque sempre existe uma boa saída