SÃO LUÍS – Cerca de duas mil crianças participaram da ação social “Criança Engenharia”, promovida pelo curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Campus Paulo VI, em São Luís. Realizado nessa sexta-feira (11), o projeto foi voltado ao ensino de ciências e engenharias de maneira lúdica e inclusiva, com foco nas crianças.
“O Criança Engenharia é um projeto realizado desde 2015 e trata-se de uma iniciativa muito importante que, atualmente, contempla não só os cursos de Engenharia como de outros projetos, laboratórios e atividades no Campus Paulo VI”, celebrou o reitor da Uema, professor Walter Canales.
A programação, que foi visitada por alunos de escolas públicas e privadas, ofereceu visita em laboratórios, experimentos de química, física, atividades socioeducativas, tecnológicas e culturais. “Gostei muito, fiz uma pulseira e me diverti bastante. Quero voltar nos próximos anos”, disse Emanuel Felipe, de 8 anos, que visitou o “Criança Engenharia” junto com os colegas do Colégio Humberto Ferreira.
Mais de 200 voluntários participaram do projeto, que contou com quatro programações simultâneas. Foram mais de 40 atrações, envolvendo projetos de alunos de cursos como Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Agronomia, Veterinária, Física e Biologia, além da participação do Planetário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“Esse é o segundo ano que trazemos nossas crianças para o evento. Quando participei pela primeira vez, percebi o quanto o projeto é educativo e enriquecedor para elas. O contato visual e físico com as atividades faz toda a diferença. Este ano, não poderia deixar de voltar, e trouxemos cerca de 60 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. É uma experiência valiosa para o desenvolvimento delas, e pretendemos continuar participando nos próximos anos”, contou a professora Helênica Velma de Sousa, responsável pela creche Escola Canaã, localizada no bairro São Bernardo.
A edição de 2025 do Criança Engenharia já está confirmada para o dia 10 de outubro.