Os pacientes beneficiados na ação foram preventivamente triados pelo programa para serem submetidos a procedimentos de catarata e pterígio. No total, foram acolhidas 546 pessoas, sendo 325 no sábado e outras 221, no domingo.
Após o procedimento, os beneficiados deverão tomar alguns cuidados básicos durante o pós-operatório, tais como evitar baixar a cabeça, não fazer esforço físico, não levantar objetos, além de também fazer uso das medicações recomendadas pela equipe médica respeitando o horário e dias, conforme orientação.
Wagner Barbosa dos Santos, de 41 anos, é natural de Icatu e foi um dos contemplados com a cirurgia de pterígio no olho esquerdo na ação realizada no HCI neste sábado. “O atendimento está sendo ótimo. Eu sou auxiliar de estoque, e além de diminuir os incômodos e melhores a qualidade da autoestima, vou poder trabalhar melhor, deixar de sentir dor de cabeça”, disse.
Dona Maria Benedita Pereira Gomes, de 67 anos, é moradora da Vila Palmeira, em São Luís, e fez a cirurgia de catarata no olho direito. “Há mais ou menos três meses fui me consultar numa das ações que tiveram e saí de lá com a cirurgia para fazer. Se minha visão está boa, então está tudo bem para mim”, compartilhou.
Além das cirurgias, o programa Cuidar dos Olhos também garante acesso a consultas com médico oftalmologista para diagnóstico de lesões oculares como a catarata e pterígio, bem como a confecção e entrega de óculos de grau novos.
Mais ações
O “Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos” também foi realizado na sexta-feira (11) e sábado (12) no município de Lago Verde. Na oportunidade, os beneficiados passaram pela consulta oftalmológica e puderam fazer a prescrição de óculos. Ao todo, foram feitos aproximadamente 500 atendimentos e mais 500 consultas especializadas em ginecologista, cardiologista, reumatologista, entre outras, no mesmo período.