Um hábito comum na cozinha pode estar prejudicando a eficiência no uso de mantimentos enlatados. Segundo especialistas, a maneira correta de armazenar produtos como molhos de tomate, ervilhas, sardinhas e outros mantimentos em latas é colocá-los de cabeça para baixo nos armários. Esse método foi sugerido após a Heinz lançar sua nova embalagem de feijões, chamada “upside-down” (de cabeça para baixo), incentivando os consumidores a adotar essa prática.
A empresa afirma que essa técnica simples ajuda os grãos a “deslizarem com mais facilidade” dentro da lata, resultando em menos resíduo no fundo. O formato cilíndrico das latas, aliado à abertura estreita, faz com que muitos grãos fiquem presos em ângulos difíceis de alcançar, o que se agrava pelo molho espesso que acompanha os feijões.
O professor de design de alimentos da Universidade de Oxford, Charles Spence, corroborou a ideia, explicando que, ao armazenar a lata de cabeça para baixo, os grãos não se acumulam no fundo, facilitando o consumo completo do produto. “Isso permite que os consumidores aproveitem melhor o sabor e textura dos alimentos enlatados”, destacou o acadêmico.
Tendência viral nas redes sociais e aprovação de especialistas
A sugestão da Heinz ganhou força nas redes sociais, com diversos vídeos viralizando no TikTok nos últimos dias. Consumidores passaram a testar a técnica não só com feijões, mas também com outros produtos enlatados, como macarrão instantâneo, tomates em conserva e ervilhas. Segundo os vídeos, basta armazenar as latas de cabeça para baixo no armário e, quando for usá-las, virá-las novamente para cima antes de abrir e despejar o conteúdo.
Especialistas realizaram testes com diferentes tipos de enlatados e confirmaram que essa prática pode, de fato, ajudar a evitar o acúmulo de alimentos no fundo das latas, facilitando o uso completo dos produtos. Essa dica simples tem o potencial de otimizar o consumo, reduzir o desperdício e, de quebra, melhorar a experiência do consumidor ao utilizar mantimentos enlatados.
Portanto, se você ainda não adotou essa estratégia, talvez seja hora de reorganizar os seus armários e testar a recomendação dos especialistas para tirar o máximo proveito dos seus alimentos enlatados.