Entre os dias 11 e 13 de outubro (sexta-feira e domingo), quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, sendo três gravemente, nas rodovias federais que passam pelo Maranhão. Conforme balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram cinco acidentes, registrados nos municípios de Governador Edison Lobão, São Mateus do Maranhão, Junco do Maranhão, São Luís e Timon.
Em Governador Edison Lobão, no km 234 da BR-010, uma colisão frontal envolvendo um carro de passeio (Gol) e uma motocicleta (Honda/CG 160 Titan), resultou na morte do motociclista, de 25 anos.
Segundo a PRF, os indícios apontam que o acidente foi ocasionado após o carro passar a transitar pela contramão e colidir frontalmente com a moto.
A motocicleta foi arrastada e o condutor arremessado para o acostamento. O carro atingiu o meio-fio e saiu da pista. O motorista do veículo, de 36 anos, e o passageiro (35) ficaram gravemente feridos.
Segundo a PRF, o motorista do veículo não possuía carteira de habilitação e apresentava indícios de embriaguez. Os policiais encontraram latas de cerveja dentro do veículo.
O passageiro confirmou que os dois haviam ingerido bebida alcoólica.
SÃO MATEUS
Em São Mateus do Maranhão, no km 181 da BR-135, ocorreu uma colisão transversal, envolvendo uma carreta (DAF/ XF FTT 530), com placas do Piauí, e uma motocicleta. O condutor da moto, um senhor de 57 anos, sofreu ferimentos graves. Ele não tinha habilitação para conduzir a moto.
A PRF informou que o acidente pode ter acontecido após o motociclista adentrar na via de forma abrupta, enquanto a carreta seguia o fluxo normalmente. O motorista do veículo pesado, um homem de 40 anos, não sofreu ferimentos.
JUNCO
Em Junco do Maranhão, no km 28 da BR-316, houve uma colisão traseira, envolvendo um utilitário (Toyota Hilux) e uma motocicleta (Honda/ CG 125 FAN). O condutor da moto, um jovem de 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a PRF, foram identificados indícios de reação tardia ou ineficiente por parte do condutor de um dos veículos, o que ocasionou a colisão. O motorista da Hilux ainda não foi identificado.
SÃO LUÍS
Na capital, no Km 01 da BR-135, ocorreu uma colisão traseira entre uma motocicleta (Honda/CG 160 Titan) e um carro de passeio (Renault/ Sandero). O condutor da moto, um homem de 44 anos, sofreu ferimentos graves.
De acordo com as informações repassadas pela equipe da PRF, os indícios verificados no local apontam que o acidente pode ter acontecido devido a ausência de reação de um dos condutores.
O motorista do carro, um homem de 39 anos, não sofreu ferimentos.
TIMON
Em Timon, no km 597 da BR-316, uma colisão traseira entre uma motocicleta (Honda/ POP 100) e um carro de passeio (Citroen C4L) deixou dois mortos.
O condutor da moto, um jovem de 20 anos, identificado como Carlos Eduardo da Silva, e o passageiro não resistiram aos ferimentos e foram a óbito no local.
O motorista do carro, um homem de 41 anos, sofreu apenas ferimentos leves. Segundo a PRF, o acidente pode ter ocorrido devido a ausência de observância da distância de segurança por parte de um dos condutores.