Publicidade
Carregando anúncio...

Alcântara sediará lançamento de três artefatos espaciais brasileiros em 2025

Entre os equipamentos a serem enviados ao espaço estão os satélites Cubesats Golds-UFSC e Conasat-1.

Fonte: Redação / Assessoria

Alcântara sediará lançamento de três artefatos espaciais brasileiros em 2025 (Foto: Divulgação)

Em 2025, o Maranhão será palco de um importante avanço tecnológico com o lançamento de três artefatos brasileiros, desenvolvidos em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), pela empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Entre os equipamentos a serem enviados ao espaço estão os satélites Cubesats Golds-UFSC e Conasat-1, além do Sistema de Navegação Inercial/GNSS (SNI). Esses lançamentos farão parte das operações orbitais da Innospace, que já realizou seu primeiro lançamento no CLA em março de 2023, e agora, em parceria com a AEB, dará continuidade a novos projetos.

Os Cubesats serão os primeiros satélites brasileiros lançados a partir do território nacional, marcando um feito inédito na história do Brasil.

O Cubesat Golds-UFSC, construído pela Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é um satélite do tipo 2U destinado à coleta de dados ambientais.

O Conasat-1 também um satélite de coleta de dados, e foi desenvolvido pelo INPE em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ambos contribuirão para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA), fortalecendo a capacidade do país de monitorar o meio ambiente de forma mais precisa e econômica.

O terceiro artefato, o Sistema de Navegação Inercial/GNSS (SNI), desenvolvido pela empresa brasileira Concert Space em colaboração com a Cron e Horuseye Tech, tem diversas aplicações, incluindo o monitoramento de veículos terrestres, aéreos e marítimos, além de integração com a internet das coisas (IoT).

Fechar