Ficou esquecido nos arquivos da Biblioteca Nacional de Dublin: uma história de Bram Stoker, conhecido mundialmente por ser o autor de Drácula, foi encontrada por um admirador do escritor mais de 130 anos após sua publicação.
Intitulada Gibbet Hill, esta história foi publicada em um suplemento de Natal da edição de Dublin do jornal The Daily Mail em 1890, mas nunca foi citada em nenhuma obra ou biografia sobre Bram Stoker.
Brian Cleary, escritor e historiador amador de 44 anos, obteve este tesouro em outubro de 2023, aproveitando um período de recuperação após uma operação para satisfazer o seu interesse pelo autor de Drácula, um dublinense como ele.
“Sentei-me na biblioteca estupefato pelo fato de que potencialmente tinha em mãos uma história esquecida de fantasmas de Stoker”, disse Cleary à AFP dentro do Casino em Marino, o famoso edifício neoclássico de Dublin onde o texto é exibido pela primeira vez.
Ele fica especialmente surpreso ao descobrir que a história data “da época em que Bram Stoker estava escrevendo Drácula e que contém elementos deste romance epistolar publicado em 1897.
“Fiquei sentado olhando para a tela e me perguntei: ‘Sou a única pessoa na Terra que leu isso?’ Depois, ‘O que vou fazer com isso?’”, lembra ele.
Cleary realizou uma pesquisa aprofundada para verificar sua extraordinária descoberta e entrevistou Paul Murray, biógrafo e especialista em Stoker, que confirmou que a notícia permanecia desconhecida até agora.
“Gibbet Hill é muito importante para compreender a evolução de Stoker como escritor. Em 1890, ele era um jovem autor e fez suas primeiras anotações para Drácula”, disse Murray à AFP.
‘Uma história típica de Bram Stoker’
“É uma história típica de Stoker, a luta entre o bem e o mal, um mal que emerge de formas surpreendentes e inexplicáveis, e constitui um passo na sua jornada que culminará na publicação de Drácula”, acrescenta.
Este conto macabro conta a história de um marinheiro assassinado por três criminosos cujos corpos foram enforcados, como um aviso fantasmagórico aos viajantes que passavam.