Publicidade
Carregando anúncio...

Faceta dental provoca infecção ?

Dependendo do tipo de tratamento proposto, a saúde sistêmica precisa de uma atenção maior, a imunidade tem que ser considerada e exames de checagem, solicitados

Fonte: Dr. Emerson Cutrim


As facetas são capas de resina ou de porcelana recobrindo o dente, são um tipo de restauração frontal e em contato próximo com a gengiva, porque termina na linha gengival ou ligeiramente(0,5 mm) entre o dente e a gengiva. Nesse aspecto se assemelham com as coroas protéticas. Quantas coroas, facetas e restaurações incontáveis são feitas a cada minuto no mundo?

Assim como as próteses, as restaurações e blocos, as facetas têm suas indicações como qualquer tratamento dentário, como todo tratamento, existe uma técnica e existem as condições mínimas necessárias, os pré requisitos.

Pacientes que vão iniciar um tratamento precisam ter a saúde buco-dental satisfatória ou então restabelecida. Remover focos de infecção, raízes residuais, fechar cavidades, tratar gengivas doentes, remover tártaros e fazer limpeza.

Dependendo do tipo de tratamento proposto, a saúde sistêmica precisa de uma atenção maior, a imunidade tem que ser considerada e exames de checagem, solicitados.Com a vida acelerada atualmente ou por questão financeira ou medo do atendimento, alguns pacientes às vezes negligenciam as recomendações profissionais e adiam procedimentos.

Apos a adequação da saúde bucal, o tratamento seguinte precisa ser bem executado e por técnicas cientificas existentes. Intercorrências podem surgir, mas o profissional tem que estar tranquilo que fez o certo, que seguiu a ciência e buscou o melhor para o paciente. Novas terapias podem ser implantadas. O tratamento quando finalizado deve permitir higienização e controle pelo paciente.

Facetas ou coroas ou restaurações com bordas em excesso ou profundidade acentuada entre dente e gengiva podem contribuir para o acúmulo de placa e bactérias (assim como o tártaro acumulado) e provocar um problema periodontal(gengival), que normalmente é de fácil controle e resolução, principalmente no início.

Muitas pessoas têm esse problema, não sabem e convivem com ele. Podemos dizer que não seria indicado nem prudente fazer um tratamento estético, sem restabelecimento da saúde gengival para que este não contribua para a manutenção ou agravamento do problema, e se torne o vilão da história

Fechar