A partir desta quarta-feira (23), Fortaleza passa a respirar inovação, interação e modernidade. Vai começar o Siará Tech Summit 2024, que levará para o Centro de Eventos, de 23 a 25 de outubro, mais de 16 mil visitantes que exercitarão novas formas de falar e pensar, em uma sinergia que vai animar e movimentar as startups, empreendimentos em fase inicial, com foco na inovação de produtos ou serviços e que possuem um modelo inovador. Durante três dias, a capital cearense abrigará novas visões de futuro, incluindo tendências e oportunidades para empreender no mundo digital.
Neste terceiro ano, o evento pretende exibir cerca de 300 startups cearenses, incentivar a troca de informações, estimular a realização de concursos e o Festival de Games, além de promover Rodadas de Negócios com startups pré-selecionadas de acordo com sua maturidade. Durante o concurso, as startups poderão se reunir com até 20 investidores, com o objetivo de viabilizar acordos comerciais e incentivar o crescimento tecnológico em diversos setores.
Na edição 2024, o Siará Tech Summit vai mostrar como tecnologia e criatividade, juntas, podem ser a solução para as necessidades das empresas. A expectativa é superar os números alcançados em 2023, quando o STS contou com 13 mil inscritos, 230 expositores, 65 palestrantes e contabilizou mais de R$ 10 mi em negócios gerados.
STS 2024
Durante o STS, um concurso vai selecionar três startups que participarão de um dos maiores encontros de inovação do mundo: o Web Summit 2024, que acontece em Lisboa, de 11 a 14 de novembro. Os representantes legais das três empresas vencedoras do concurso receberão passagens aéreas e credenciais para o evento, além de troféus.
Podem participar startups com, no mínimo, 12 meses de existência, que possuam CNPJ, sede no Ceará e sejam expositores oficiais desta edição do Siara Tech Summit. Cada startup poderá inscrever apenas um CNPJ, e o representante legal precisa ter fluência em inglês e passaporte válido, além de ser maior de idade. Outro detalhe: as empresas devem ser participantes de projetos do Sebrae Ceará.
A competição será dividida em três fases, sendo as duas primeiras: elegibilidade e seleção, dedicadas à verificação do cumprimento das regras do edital e posterior ranqueamento avaliado por um júri especializado. Na fase final, as 10 startups melhor classificadas farão apresentações de três minutos (pitch) no dia 24 de outubro no palco principal do Siará Tech Summit.
Amplitude
Segundo Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE e gestor do STS- Siará Tech Summit, o STS é o maior evento de empreendedorismo inovador do Ceará e, em 2024, a proposta é mostrar para o Nordeste o modelo de atuação desses atores do Ecossistema do Ceará.
“É uma construção que envolve todas as instituições tecnológicas e as empresas estaduais e locais, ou seja, todos os atores para consolidar a Rede do nosso Sistema de Inovação”, explica.
A Rede é composta de quatro Centros de Inovação e nove Centros de Referência, distribuídos por todo o estado. “Como exemplo de Centro de Referência, temos o município de Tauá, nos Inhamuns, que hoje atende à Moda e ao Agronegócio. Conta com uma infraestrutura composta de Fab Lab, Escola de TI em parceria com grandes empresas, comunidades e startups.”
Ele ressalta ainda que: “toda a rede tem como proposta interagir e criar um ambiente que se complementa e o Siará Tech Summit é a ferramenta que aproxima as startups dos investidores, de outras startups e vice-versa. Durante os três dias, teremos a maior interação já vista no Siará Tech Summit”.
Palestras
Nesta edição, a programação de palestras é uma atração à parte, começando no dia 23, às 16h30, com o case “Aço ArcelorMittal acelerando junto com a Stock Car”, ministrada por Jetson Lemos, pesquisador e professor com expertise em engenharia mecânica e metalurgia. Em seguida, está prevista a primeira palestra magna do evento, com Diogo Cortiz, professor, escritor e palestrante reconhecido, que trará insights sobre “Inteligência artificial”, um tema essencial na era digital.
No dia 24, a programação continua com a palestra “Transformação digital”, apresentada por Amanda Graciano, economista, mentora e uma das Top Voices do LinkedIn. Amanda trará sua vasta experiência em inovação e transformação digital, seguida pelo case “Zé Delivery”, com Cláudio Azevedo, um dos criadores do Zé Delivery e fundador da Strides Edtech. Cláudio compartilhará o caso de inovação da AMBEV, destacando as lições aprendidas ao longo do processo.
O evento culminará no dia 25 com a palestra “Comunidades startups”, ministrada por Morganna Tito, reconhecida como uma das Top 10 Melhores Mentores do ano de 2023. Em seguida, Fernando Seabra, especialista em inovação e empreendedorismo, encerra a programação.