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Tribunal de Contas do Estado anuncia auditoria na Câmara Municipal de São Luís

TCE também mencionou supostas irregularidades no concurso público da casa.

Fonte: Com informações do TCE-MA

TCE realizará auditoria na folha de pagamento da Câmara Municipal de São Luís (Foto: Reprodução)

Em Sessão Plenária realizada na manhã desta quarta-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu que realizará auditoria na folha de pagamento da Câmara Municipal de São Luís.

A medida ocorre após denúncia apresentada na Ouvidoria do TCE, relativa ao exercício financeiro de 2023. Conforme o Tribunal, foram mencionadas supostas irregularidades no concurso público do órgão, bem como o fato de que apenas 10% do total de servidores da instituição é composto de servidores efetivos.

São elencadas na denúncia, entre outras alegações, o fato de que, em mais de 400 anos de existência do órgão, ter havido apenas um único concurso público, fruto de ação judicial do Ministério Público Estadual (MPE). Foram convocados apenas parte dos aprovados dentro das vagas, restando, no entanto, inúmeros aprovados (tanto nas vagas diretas quanto no Cadastro de Reserva) aguardando serem chamados para compor o quadro de servidores.

Outro ponto destacado na denúncia, de acordo com o TCE, enfatiza que nem 10% do orçamento destinado ao pagamento de pessoal foi utilizado para pagar servidores estatutários.

Por fim, a denúncia afirma que o Portal da Transparência da Câmara Municipal de São Luís/MA não funciona desde dezembro de 2022, configurando violação ao princípio da publicidade e da transparência.

O Núcleo de Fiscalização I do TCE, em sua manifestação no processo, reconheceu a existência de possíveis irregularidades e sugeriu o conhecimento da denúncia, a citação do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor Melo Duarte, que deverá apresentar defesa e documentos necessários. Ainda foi requerido ao relator do processo, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, a determinação da realização de auditoria na folha de pagamento do órgão.

Em sua defesa, o presidente da Câmara Municipal de São Luís confirmou a existência de apenas 10% de servidores efetivos no Poder Legislativo Municipal, apresentando como justificativa o argumento de que as casas legislativas possuem uma particularidade em sua estrutura administrativa. Conforme Paulo Victor, em sua percepção, existe a necessidade de um número maior de servidores comissionados, pois os vereadores possuem mandato temporário com constante renovação e atuam em prol de uma proposta política específica.

O vereador Paulo Victor Melo Duarte informou também que foram convocados todos os aprovados dentro do número de vagas estabelecido no edital do concurso e que, em alguns cargos, o número superou o dobro das vagas inicialmente previstas.

Em seu voto, o conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado acolheu a denúncia e determinou a imediata realização de auditoria na folha de pagamento da Câmara Municipal de São Luís. A Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis) deve tomar as providências necessárias à realização do procedimento de fiscalização.

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