SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) divulgou os dados da Sondagem da Construção Civil do Maranhão referentes a setembro de 2024. O nível de atividade no setor registrou 53,1 pontos, representando um crescimento de 6,6 pontos em comparação ao mês anterior, sendo o segundo melhor resultado do ano.
O estudo também apresentou crescimento no número de trabalhadores na Construção no estado, que alcançou 52,1 pontos, após uma alta de 7,5 pontos em relação ao mês anterior. Este é o segundo melhor desempenho do indicador em 2024, diminuindo uma possível recuperação do segmento com novas contratações para atender ao aumento da demanda.
A utilização da capacidade operacional registada 64 pontos, mantendo-se acima do grau de satisfação da sondagem. No entanto, o indicador vem apresentando uma trajetória de queda em maio, quando houve progresso de 73 pontos, o que pode indicar a necessidade de investimentos em modernização do maquinário.
Quanto às expectativas para os próximos seis meses, o indicador de compras de matéria-prima registrou 61,5 pontos, com uma alta de 3,2 pontos em comparação ao mês anterior. Já a expectativa para o número de funcionários também apresentou crescimento, totalizando 58,8 pontos, com alto de 3,4 pontos.
A Sondagem da Construção, realizada mensalmente pela FIEMA em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é uma ferramenta para medir a atividade do setor e as expectativas dos empresários maranhenses.
Outros dados e estudos econômicos podem ser acessados no site da FIEMA, no menu Publicações.