Publicidade
Carregando anúncio...

Descubra com 3 testes rápidos se você está envelhecendo bem

Bom equilíbrio, força e um andar firme nos mantêm móveis e independentes à medida que envelhecemos

Fonte: Da redação

De acordo com um estudo, quanto tempo uma pessoa consegue ficar em pé sobre uma perna pode refletir o quão bem ela está envelhecendo.

Isso acontece em um momento em que testes diagnósticos avançados para avaliar a “idade biológica” estão se tornando populares entre os ricos e preocupados com a saúde.

Bom equilíbrio, força muscular e um padrão de marcha ou caminhada eficiente nos ajudam a permanecer móveis e independentes à medida que envelhecemos, de acordo com os autores da Mayo Clinic. Observar como esses fatores mudam ao longo do tempo e com que rapidez pode ajudar os clínicos a desenvolver melhores programas para um envelhecimento saudável , eles disseram em um estudo.

Em um nível individual, medir essas coisas pode revelar certas fraquezas em uma pessoa, as quais ela pode então tomar medidas para melhorar, disseram eles.

Veja como fazer o teste e outras duas maneiras fáceis de determinar se você está envelhecendo de forma saudável .

1) Teste de equilíbrio
Muitos sistemas do corpo, incluindo músculos, ossos, articulações, olhos, nervos e ouvido interno, nos ajudam a manter o equilíbrio.

De acordo com o estudo, nossa capacidade de equilíbrio diminui mais rápido do que a força e a marcha e, quando isso acontece, o risco de queda aumenta.

“Se você tem pouco equilíbrio, corre o risco de cair, esteja ou não se movendo. Quedas são um risco grave à saúde com consequências sérias”, disse o autor sênior Kenton Kaufman.

Mais de uma em cada quatro pessoas com mais de 65 anos cai a cada ano, de acordo com o National Institute on Aging. Se uma pessoa quebra os ossos, isso pode levar a outros problemas de saúde sérios e pode causar incapacidade de longo prazo.

Em um estudo de 2022 publicado no British Journal of Sports Medicine com 1.702 adultos com idades entre 51 e 75 anos, ser incapaz de ficar em pé sobre uma perna por 10 segundos foi associado a um risco maior de morrer por qualquer causa em sete anos.

Em média, os 40 participantes do estudo da Clínica Mayo, que tinham entre 52 e 83 anos, conseguiam ficar em pé sobre a perna não dominante por 17 segundos. A média para aqueles com mais de 65 anos era de 11 segundos.

“Se você consegue ficar em pé sobre uma perna por 30 segundos, está indo bem”, disse Kaufman. “As pessoas podem facilmente tomar medidas para treinar seu equilíbrio, por exemplo, praticando ficar em pé sobre uma perna.”

2) Teste de caminhada de cinco segundos

Muitos médicos em clínicas de longevidade confiam em um teste simples de caminhada de cinco segundos para avaliar a aptidão física e a longevidade de um paciente.

“Isso me diz o quão bem as pessoas estão funcionando, o quão bem seus músculos estão se movendo e trabalhando juntos”, disse anteriormente à Business Insider a Dra. Sara Bonnes, diretora médica da Clínica de Longevidade Saudável da Clínica Mayo em Minnesota.

Para fazer o teste, peça para alguém cronometrar quanto tempo você leva para caminhar um trecho de seis metros em uma superfície plana o mais rápido que puder.

Para adultos com mais de 75 anos, terminar em menos de seis segundos é considerado bom, enquanto um tempo inferior a 8,6 segundos sugere que a pessoa pode estar em risco de quedas ou internações hospitalares, de acordo com um estudo de 2005 publicado no Journal of Gerontology: Biological Sciences.

3) Teste de 30 segundos de sentar para ficar em pé
O que é conhecido como avaliação de 30 segundos de levantar da cadeira é um bom indicador de força, equilíbrio e flexibilidade, disse Jennifer Tripkin, diretora associada do Centro de Envelhecimento Saudável do Conselho Nacional do Envelhecimento, à Fortune .

É normalmente usado em adultos mais velhos para testar a força e a resistência das pernas, mas há algumas evidências de que também é útil para medir o desempenho atlético em adultos mais jovens.

O teste envolve passar de uma posição sentada em uma cadeira sem braços para uma posição em pé sem usar os braços, o máximo de vezes possível em 30 segundos.

Em um estudo de 2012 publicado no European Journal of Preventative Cardiology, os participantes que obtiveram uma pontuação baixa no teste tiveram de cinco a seis vezes mais probabilidade de morrer em um período de seis anos do que aqueles com uma pontuação melhor.

Como fazer o teste da cadeira:

1. Sente-se no meio de uma cadeira sem braços.

2. Coloque as mãos no ombro oposto, cruzadas nos pulsos.

3. Mantenha os pés apoiados no chão.

4. Mantenha as costas retas e os braços contra o peito.

5. Em “Vá”, levante-se até ficar em pé e depois sente-se novamente.

6. Repita isso por 30 segundos.

De acordo com o CDC, para mulheres de 60 a 64 anos, uma pontuação abaixo da média é 12, e para homens, é 14. Para mulheres de 65 a 69 anos, abaixo da média é 12, e para homens, é 12.

Fechar