Publicidade
Carregando anúncio...

Praça Poeta José Chagas será entregue nesta segunda-feira, 28, em São Luís

Espaço passou por amplo processo de revitalização, que inclui várias melhorias.

Fonte: Redação / Assessoria

Praça passou por amplo processo de revitalização (Foto: Divulgação)

A praça Poeta José Chagas, localizada no complexo da Lagoa da Jansen, em São Luís, será entregue nesta segunda-feira, 28, após passar por processo de revitalização. A obra foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio Secretaria de Estado de Governo (Segov), em homenagem ao centenário do escritor, que deixou um legado cultural com a publicação de mais de 20 livros.

Situada nas proximidades do Batalhão de Policia Militar De Turismo (BPTUR) e em frente à entrada da península, a praça recebeu um novo calçamento de concreto polido, canteiros com paisagismos considerando árvores para aumentar as áreas de sombreamento e bancos. O muro do entorno recebeu transformação com arte em grafite, tornando-a em espaço instagramável.

As outras melhorias da praça ainda incluem nova iluminação, instalação de pontos de água para irrigação do espaço verde, substituição do piso existente por granilite, recuperação dos portais existentes e instalação de base para identificação visual da placa.

A praça também vai ganhar uma escultura do poeta feita pela artista plástica Marlene Barros. O novo espaço faz parte do conjunto de obras de revitalização do parque da Lagoa da Jansen e, após ser inaugurado, será um novo atrativo para o lazer na cidade.

Sobre José Chagas

José Francisco das Chagas nasceu em Piancó, na Paraíba, em 29 de outubro de 1924. Poeta, jornalista, membro da Academia Maranhense de Letras, escreveu mais de 20 livros dedicados à cidade de São Luís. Entre suas obras estão: “Os canhões do silêncio”, “Os Telhados”, “Azulejos do Tempo”, “Apanhados do Chão”, “Maré/Memória”, entre outros.

José Francisco das Chagas, o José Chagas, foi um maranhense de alma e coração. Radicado no Maranhão desde 1948, recebeu o título de Cidadão Maranhense em outubro de 2004 pela Assembleia Legislativa como parte das comemorações de seus 80 anos.

Foi funcionário aposentado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); vereador da Câmara Municipal de São Luís por um mandato, onde atuou como diretor da Secretária-geral; técnico em Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) até aposentar-se. Foi cronista no jornal O Estado do Maranhão, no qual mantinha coluna semanal.

José Chagas assumiu a Cadeira nº 28 da Academia Maranhense de Letras (AML) no dia 3 de abril de 1975. Foi patrono da 5ª edição da Feira do Livro de São Luís, promovida em 2011 pela Prefeitura. O poeta faleceu em 13 de maio de 2014.

Fechar