Conforme alerta da Equatorial Maranhão, os acidentes envolvendo quebra de postes podem colocar em risco a vida das pessoas envolvidas e afetar a população em geral, que pode ficar sem o fornecimento de energia elétrica.
Segundo um balanço realizado pela Distribuidora, somente de janeiro a setembro de 2024 já foram contabilizadas 1.321 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o estado. O número já superou todas as notificações registradas durante todo o ano passado.
São Luís é a cidade com mais ocorrências, com 270 acidentes envolvendo postes, seguida de Imperatriz, com 67 casos registrados. “Para enfrentar essa situação, a Equatorial Maranhão acredita que a conscientização é fundamental. Por isso, constantemente promove palestras educativas e ações na comunidade, com o intuito de alertar os seus clientes para atitudes perigosas, que podem ocorrer por falta de atenção”, informou o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.
“É necessário também estar sempre atento à revisão do veículo, respeitar as normas de trânsito, não utilizar o celular enquanto dirige e respeitar a sinalização das vias. Ficar atento a velocidade permitida e dirigir de forma defensiva pois, dessa maneira, evitamos acidentes que podem ter consequências trágicas. Além disso, a depender da gravidade da colisão em postes, áreas podem ser afetadas com a falta de energia e, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste, pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação”, alertou o executivo.
Os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, variando de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.