Publicidade
Carregando anúncio...

A planta que combate a alopecia e problemas de próstata sem efeitos colaterais

Encontrar um remédio indolor, barato e sem efeitos colaterais para a alopecia é provavelmente o sonho de milhões de homens

Fonte: Da redação

Encontrar um remédio indolor, barato e sem efeitos colaterais para a alopecia é provavelmente o sonho de milhões de homens. Embora isso ainda pareça muito distante, a verdade é que existe uma planta que tem se mostrado eficaz no combate à alopecia e, além disso, tem outros efeitos indiretos que melhoram o funcionamento da bexiga e da próstata , de acordo com vários estudos. Mas o que parece mais atrativo é que este produto não apresenta efeitos colaterais , pelo menos não foram observados nos estudos realizados, e tem um preço relativamente acessível .

Esta planta é conhecida como Saw Palmetto e é um extrato natural derivado dos frutos da árvore Saw Palmetto. Vários estudos publicados recentemente demonstraram que tem potencial para reduzir a alopecia androgénica, o tipo mais comum de queda de cabelo em homens e mulheres, e também é considerado benéfico para a saúde da próstata.

O papel do Saw Palmetto na alopecia

Saw Palmetto atua principalmente bloqueando a ação da enzima 5?-redutase, responsável pela conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT). O DHT é um hormônio que, em excesso, pode causar a miniaturização dos folículos capilares , processo que resulta em enfraquecimento e eventual queda de cabelo, fenômeno chave na alopecia androgênica. De acordo com um estudo realizado por Evyatar Evron e seus colegas da Universidade da Califórnia, Saw Palmetto bloqueia a ligação do DHT aos receptores andrógenos em quase 50%, o que reduz o impacto desse hormônio nos folículos capilares.

A alopecia androgênica é apenas um tipo de alopecia. Outros incluem a alopecia areata, de origem autoimune, e o eflúvio telógeno, caracterizado por queda de cabelo rápida e difusa, geralmente relacionada ao estresse ou alterações hormonais. No entanto, é na alopecia androgénica que o Saw Palmetto parece mostrar o seu máximo benefício.

Evidências científicas e resultados clínicos

Um ensaio clínico conduzido por Heggar Venkataramana Sudeep em 2023, que avaliou Saw Palmetto , administrado tanto por via oral quanto topicamente, mostrou que os pacientes que receberam este tratamento experimentaram uma redução na queda de cabelo de até 29%. Além disso, os indivíduos tratados com Saw Palmetto apresentaram um aumento na densidade do cabelo de 5,17% em comparação com o placebo, indicando um benefício significativo em termos de volume e aparência do cabelo.

Outros estudos apontam que “o Saw Palmetto é bem tolerado e oferece uma alternativa eficaz na prevenção da queda de cabelo, principalmente em pessoas com sensibilidade aos efeitos colaterais de medicamentos como a finasterida”. Além disso, estudos clínicos recentes indicam que este extrato não atua apenas no cabelo, mas também pode ser útil no tratamento de problemas de próstata devido às suas propriedades antiandrogênicas.

Saw Palmetto tem sido usado há décadas no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum em homens idosos caracterizada por aumento da próstata. De acordo com Evron e colegas, “a capacidade do Saw Palmetto de inibir o DHT também é eficaz no tratamento da HBP, proporcionando alívio dos sintomas urinários sem os efeitos colaterais associados a outros tratamentos ” .

Como funciona o bloqueio de DHT?

O mecanismo de ação do Saw Palmetto na redução do DHT é comparável ao da finasterida , um medicamento aprovado para tratar a alopecia androgênica e a HBP . No entanto, ao contrário da finasterida, o Saw Palmetto tem menos efeitos colaterais (embora seja menos eficaz no tratamento da alopecia), o que o torna uma opção atraente para quem prefere uma abordagem natural. De acordo com o estudo de HV Sudeep , o tratamento com Saw Palmetto reduziu significativamente os níveis de DHT no sangue, apoiando sua eficácia na modulação desse hormônio.

Comparação com outros tratamentos

Atualmente, o mercado de tratamento da alopecia oferece alternativas como minoxidil e finasterida. No entanto, estes medicamentos podem causar efeitos colaterais em alguns usuários. O minoxidil pode causar irritação no couro cabeludo , enquanto a finasterida está associada a efeitos colaterais sexuais. Saw Palmetto , por outro lado, tem um perfil de efeitos adversos leves e geralmente é bem tolerado, o que o torna uma alternativa viável.

Saw Palmetto tem apresentado resultados promissores, principalmente quando utilizado em combinação com outros suplementos como o ?-sitosterol, que potencializa seu efeito antiandrogênico. À medida que a ciência avança, os especialistas sugerem que estudos maiores poderiam solidificar o papel do Saw Palmetto na prevenção da queda de cabelo e na saúde da próstata . Porém, embora seu perfil de segurança seja favorável, é sempre aconselhável consultar um profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

Benefícios para a saúde do Saw Palmetto

Alguns dos benefícios para a saúde desta planta:

  • Reduz os sintomas da hiperplasia prostática benigna. A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e o pênis. É responsável por manter a saúde do esperma. Esta planta tem sido usada há décadas no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum em homens idosos caracterizada por aumento da próstata.
  • Modera o risco de câncer de próstata. Também pode prevenir problemas como o câncer de próstata porque bloqueia a enzima 5?-redutase, responsável pela conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT).
  • Combate a infertilidade e a disfunção erétil.
  • Alivia problemas do trato urinário inferior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o uso desta planta para aliviar problemas do trato urinário inferior. Estas últimas manifestam-se sob a forma de micção noturna frequente acompanhada de dor com fluxo urinário fraco.
  • Funciona como afrodisíaco. Alega-se que aumenta a libido em homens e mulheres.
  • Fortalece o sistema imunológico. É eficaz para resfriados, resfriados ou dores de garganta. Suas propriedades antiinflamatórias são eficazes para dores de cabeça.
  • Promove a função sexual masculina. Regula a testosterona e combate a impotência masculina. Os níveis de testosterona diminuem com a idade, e algumas pesquisas sugerem que níveis baixos contribuem para problemas de saúde, como doenças cardíacas.
  • Contribui para a diurese. Ajuda a eliminar líquidos e toxinas através da urina, sendo muito útil para erradicar infecções urinárias.
  • Reduz a inflamação. Possui propriedades antiinflamatórias, o que o torna útil no tratamento de algumas doenças.
  • Tratamento natural da pele. Suas propriedades reguladoras de sebo o tornam ideal para peles oleosas e com tendência a acne. Também ajuda a reter água na pele graças à sua riqueza em açúcar e polissacarídeos de alto peso molecular.
  • Ajuda na queda de cabelo. Tem efeito antiandrogênico devido à presença de fitoesteróis e ácidos graxos que anulam a ação da enzima 5?-redutase e impedem a queda de cabelo por alopecia.

Dosagem e como tomar Saw Palmetto

Esta planta está disponível como suplemento na forma de cápsulas, gelatina mole e comprimidos. Também pode ser encontrado nas seguintes formas: moído, seco, extrato líquido e chá em pó.
A maioria das pesquisas utiliza uma dose de 320 mg por dia , geralmente dividida em duas doses. Alguns especialistas recomendam tomar o suplemento junto com alimentos, o que pode minimizar problemas digestivos e evitar efeitos adversos.

Outros remédios naturais para evitar a alopecia: vitaminas

Os alimentos podem ajudar na boa saúde do cabelo, pois a nutrição é vital para o funcionamento do corpo . Existem algumas vitaminas que promovem o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.

A vitamina mais importante que contribui para o crescimento do cabelo é a biotina, vitamina B7. Isso auxilia na formação dos aminoácidos que compõem a proteína da queratina e na divisão celular para que o cabelo cresça continuamente.

Além da biotina, as demais vitaminas B são importantes para a saúde do cabelo. Dentre eles, destaca-se a vitamina B9 (ácido fólico), essencial para o crescimento dos cabelos; vitamina B3 (niacina), que atua como antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro dos cabelos; vitamina B2 (riboflavina), que possui propriedades anti-queda e anti-seborreicas; e vitamina B6 (piridoxina), que estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Vitamina C para facilitar a absorção do ferro, que contribui para o crescimento do cabelo e evita quebras. Da mesma forma, a vitamina E ajuda a combater os efeitos do estresse oxidativo no cabelo, enquanto a vitamina A melhora a textura e previne a fragilidade.

Fechar