As ameixas são obtidas após o processo de desidratação das ameixas frescas. São ricos em fibras alimentares , vitaminas como K e A, minerais como potássio, ferro e magnésio, antioxidantes e sorbitol.
Este fruto pequeno, preto ou castanho, com superfície enrugada, tem um sabor doce mas algo ácido. Segundo um estudo, uma porção diária desta fruta retarda a perda de massa óssea e reduz o risco de fraturas. Pesquisadores da Penn State estudaram “resultados ósseos tridimensionais” e descobriram os benefícios das ameixas secas.
Isso se deve aos compostos bioativos das ameixas secas, como os polifenóis , que enfraquecem as vias inflamatórias causadas pela perda óssea. As mulheres que não comeram ameixas secas experimentaram uma diminuição na densidade e força óssea , enquanto aquelas que comeram mantiveram a densidade e a força óssea.
Outro estudo recente da Universidade Estadual de Oklahoma descobriu que essas frutas desempenham um papel importante no fortalecimento de ossos e músculos. A pesquisa indicou que o consumo regular de ameixas secas aumenta os níveis da proteína IGF-1, que regula o hormônio do crescimento e promove o desenvolvimento ósseo.
Contêm potássio, fósforo e magnésio, minerais essenciais para a saúde óssea. As ameixas ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar a densidade mineral óssea em áreas como o antebraço e a coluna.
As ameixas secas podem ser consumidas como lanche, tomando quatro ou cinco entre as refeições ; adicionar aveia, iogurte ou smoothies no café da manhã; em saladas ou outras receitas como ensopados, pães ou bolos.