A saúde do cabelo está se tornando cada vez mais importante e as pessoas estão interessadas em como cuidar dos cabelos . A queda de cabelo é um dos problemas mais preocupantes tanto para homens quanto para mulheres. Além de intervenções cirúrgicas e tratamentos mais invasivos , o crescimento do cabelo pode ser melhorado através de vitaminas essenciais.
Uma boa alimentação pode ser a base para uma boa saúde capilar, pois a nutrição é vital para o funcionamento do corpo. Portanto, quando uma pessoa começa a perceber que seus folículos habituais estão caindo , é aconselhável obter essas vitaminas anti-queda de cabelo, pois promovem risco de sangue no couro cabeludo.
A vitamina mais importante que contribui para o crescimento do cabelo é a biotina, vitamina B7 . Isso auxilia na formação dos aminoácidos que compõem a proteína da queratina e na divisão celular para que o cabelo cresça continuamente.
Esta divisão celular estimula a circulação sanguínea e facilita a absorção de nutrientes , promovendo a saúde e resistência dos cabelos. A biotina é encontrada naturalmente no corpo e em alguns alimentos. Pode ser aplicado topicamente, o que nutre os folículos capilares, aumentando a força, elasticidade e durabilidade dos novos cabelos que surgem.
É comum encontrá-lo em suplementos alimentares destinados ao cuidado dos cabelos, fortalecendo os cabelos mais fracos e quebradiços. A deficiência de biotina tem um efeito negativo no cabelo, causando queda de cabelo, perda de qualidade e diminuição do crescimento do cabelo.
Alimentos ricos em vitamina B7 ou biotina
A biotina é encontrada nos seguintes alimentos :
- Cereal
- Chocolate
- Gema
- Leguminosas
- Leite
- Nozes
- Vísceras
- Carne de porco
- Levedura
Outras vitaminas que promovem o crescimento do cabelo
Além da biotina , as demais vitaminas B são importantes para a saúde do cabelo. Dentre eles, destaca-se a vitamina B9 (ácido fólico), essencial para o crescimento dos cabelos; vitamina B3 (niacina), que atua como antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro dos cabelos; vitamina B2 (riboflavina), que possui propriedades anti-queda e anti-seborreicas; e vitamina B6 (piridoxina), que estimula o crescimento do cabelo e das unhas.
É aconselhável consumir frutas e vegetais ricos em vitamina C para facilitar a absorção do ferro, que contribui para o crescimento do cabelo e evita a quebra. Da mesma forma, a vitamina E ajuda a combater os efeitos do estresse oxidativo no cabelo, enquanto a vitamina A melhora a textura e previne a fragilidade.