A nova fase da Operação Guardião será lançada nesta segunda-feira, 3, na cidade de Pinheiro, durante evento no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac/MA), às 15h.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, a operação visa intensificar as ações de investigação e combate ao crime em todos os municípios da Baixada Maranhense abrangidos pela 5ª Delegacia Regional.
A Operação Guardião tem como prioridade o combate a crimes violentos, como homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. A primeira fase foi lançada simultaneamente, no mês de outubro, em Santa Inês, Imperatriz e Pinheiro.
Para fortalecer ainda mais as atividades desta segunda fase, a regional receberá o reforço de delegados, investigadores e escrivães, a fim de acelerar a conclusão de inquéritos e a expedição de mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em crimes na região.
Durante a ocasião, ainda serão anunciadas outras medidas de fortalecimento da segurança pública e combate à criminalidade, como parte do compromisso de garantir maior tranquilidade à população.
A primeira fase da Operação Guardião resultou na prisão de vários suspeitos na região de Pinheiro, como a captura de quatro indivíduos investigados por envolvimento em facções e a apreensão de mais de 1.500 munições.
Uma semana antes dessa ação, os policiais também deram cumprimento a mandados de prisão contra um homem de 24 anos, suspeito de tentativa de homicídio contra outro de 29 anos.
A operação também efetuou a prisão de um segundo suspeito pela morte de Elissandro Serra Lins, que foi executado e teve toda a ação gravada e publicada nas redes sociais.