Trajetória de Jackson Lago é lembrada com a exposição “A Vida é Combate”

A mostra compõe a programação de celebração dos 90 anos do líder político maranhense.

Fonte: Redação / Assessoria

Jackson Lago faleceu em 2011 (Foto: Reprodução)

A Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro) recebe nesta terça-feira, 5, às 17h, a exposição “A Vida é Combate”, em homenagem ao ex-governador Jackson Lago.

A mostra fotográfica compõe a programação de celebração dos 90 anos de Jackson Lago, falecido em 2011, com registros marcantes da sua trajetória como líder político do Maranhão.

Jackson Lago foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), deputado estadual, prefeito de São Luís por três vezes e governador do Maranhão.

Cassação

Após a derrota nas urnas, em 2006, a campanha de Roseana Sarney acusou a chapa de Jackson Lago e de seu vice, Luís Carlos Porto, do PPS, de terem cometido crimes eleitorais, ao se beneficiarem indevidamente de convênios firmados pelo Governo do Maranhão na gestão de José Reinaldo Tavares.

Em 4 de março de 2009, o Tribunal Superior Eleitoras condenou governador e vice. Os votos conferidos à chapa passaram a ser considerados nulos. No dia 16 de abril, o TSE confirmou a cassação do mandato e ordenou a diplomação da segunda colocada no pleito, Roseana Sarney .

A cassação de Jackson é vista, até hoje, como um grande golpe à soberania do povo maranhense, que teve seu voto usurpado por uma orquestração de várias forças políticas em Brasília.

Fechar