A pedagoga Naisandra Mota Silva é a mais nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Ela foi eleita na noite desta segunda-feira (11), durante reunião extraordinária do Conselho Superior da instituição. A nova ocupante do cargo, para o biênio 2024/2026, foi escolhida a partir de lista tríplice definida por votação de diversas entidades da sociedade civil.
Os três mais votados na audiência, realizada no dia 18 de outubro, foram Arleysson Rodrigo da Silva Santos, Geysiana Lamar Silva e Naisandra Mota Silva. Os três tiveram 15 minutos para fazer a defesa de suas candidaturas e foram submetidos a uma sabatina por parte dos conselheiros, antes da votação dos membros do Conselho Superior, conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado e pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques.
Após as defesas e discussões, foi realizada a votação, na qual Naisandra Mota foi eleita com 7 dos 8 votos válidos.
Currículo
Naisandra Mota Silva, nascida em Santa Inês-MA, tem 49 anos, mãe de duas filhas, agora terá a missão de dirigir a Ouvidoria Externa da DPE pelos próximos dois anos. Ela é pedagoga, formada na UEMA, com especialização em Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes, pela Universidade de Brasília (UnB). Sua vida profissional tem se baseado no fortalecimento social e na educação como forma de transformação de vidas.
Atualmente, exerce o cargo de professora da Educação de Jovens e Adultos, o EJA. Além disso, foi assessora técnica do Centro Apoio Operacional da Infância e Juventude, do Ministério Público do Maranhão. Naisandra é, também, integrante da Rede Estadual pela Primeira Infância (REPI-MA) e já foiConselheira titular do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MA).