Publicidade
Carregando anúncio...

2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar acontece de 4 a 7 na Lagoa da Jansen

A feira funcionará das 8h às 22h e contará com uma programação variada, que inclui seminários, minicursos, exposição de equipamentos agrícolas, serviços de cidadania e shows com atrações regionais e nacionais

Fonte: Com informações da assessoria
Vem aí a 2ª Femaf (Foto: Divulgação/Arquivo)

SÃO LUÍS – São Luís será palco de um grande encontro do campo com a cidade, de saberes ancestrais, de povos e comunidades tradicionais, de comercialização de produtos orgânicos, de artesanatos e de valorização cultural. De 4 a 7 de dezembro realiza-se a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), na lagoa da Jansen.

A feira funcionará das 8h às 22h e contará com uma programação variada, que inclui seminários, minicursos, exposição de equipamentos agrícolas, serviços de cidadania e shows com atrações regionais e nacionais.

Entre as novidades deste ano está o Festival Gastronômico do Babaçu e inovações tecnológicas para a agricultura familiar. A feira também terá o 2º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão, a entrega do Troféu do Babaçu, cursos, artesanato, shows com atrações culturais regionais e nacionais.

A Femaf é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação da GIZ e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A Femaf integra o Consórcio do Nordeste das Feiras de Agricultura Familiar.

Mais do que uma feira, a Femaf promete ser um espaço de integração entre produtores, consumidores e instituições que promovem a sustentabilidade, a inovação e a valorização das tradições do Maranhão. Com foco na geração de renda, inclusão social e preservação cultural, a feira visa fortalecer ainda mais a produção dos agricultores e agricultoras familiares do Maranhão.

“A Fermaf integra as diretrizes da gestão do governo Carlos Brandão de incentivar a agricultura familiar por meio do acesso a tecnologias inovadoras, acesso a mercados e a políticas públicas de apoio aos agricultores e agricultoras familiares”, afirma o secretário Bira do Pindaré.

Ao todo serão oito espaços temáticos projetados para atender diferentes segmentos: Espaço de Comercialização (produtos da agricultura familiar, economia solidária e comunidades tradicionais: Espaço Institucional (exposição de políticas públicas e programas voltados ao desenvolvimento rural); Espaço Tecnológico (inovações para modernizar a produção agrícola); Espaço do Conhecimento (palestras, minicursos e oficinas técnicas, etc.); Espaço da Cidadania (serviços de inclusão social e cidadania); Espaço do Artesão (artesanato local e valorização da cultura manual); Espaço da Gastronomia (degustação de pratos típicos feitos com ingredientes da agricultura familiar) e Espaço Cultural (programação artística e cultural, incluindo música, dança e exposições fotográficas e de pinturas).

Na parte cultural, atrações confirmadas: Vanessa da Mata, Leci Brandão, Odair José, os maranhenses Zeca Baleiro e Flavia Bittencourt, Cacuriá Balaio de Rosas, Seu Raimundinho – Forró Pé de Serra, Rosa Reis, Josias Sobrinho, Célia Sampaio e Fauzi Beydoun. O acesso aos shows será mediante o ingresso solidário: a troca de um quilo de alimento não-perecível para a campanha Natal Sem Fome.

Shows culturais ocorrerão de 4 a 7 de dezembro de 2024, a partir das 19h, na modalidade ingresso solidário: um quilo de alimento não perecível.

Dia 4/12 – Cacuriá Balaio de Rosas; Vanessa Serra.

Dia 5/12 – Flávia Bittencourt, Leci Brandão, Forró Pé de Serra do seu Raimundinho

Dia 6/12 – Josias Sobrinho, Zeca Baleiro, Rosa Reis.

Dia 7/12 – Célia Sampaio, Odair José, Fauzi Beydoun.

Fechar