Publicidade
Carregando anúncio...

FIEMA e AEB reforçam parceria com foco no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro

A reunião marcou um passo importante na integração entre os setores público e privado, com vistas ao avanço tecnológico e industrial

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
(Fotos: Nestor Bezerra)

Na última segunda-feira (2), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) sediou um importante encontro estratégico voltado ao setor espacial brasileiro. Durante o evento, foram discutidos ajustes no Programa Espacial Brasileiro, com destaque para o fortalecimento do Centro Espacial de Alcântara (CLA), além da apresentação dos resultados da cooperação técnica entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a FIEMA.

A reunião marcou um passo importante na integração entre os setores público e privado, com vistas ao avanço tecnológico e industrial. Entre os participantes estavam o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e o presidente da AEB, Marco Antônio Chamon; o vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, o presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo; superintendente da FIEMA, César Miranda; o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima; a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares; o diretor do CLA, coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, a secretaria estadual de Turismo,  a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo, além de outras autoridades

Edilson Baldez destacou a relevância da colaboração entre a FIEMA e AEB e a importância estratégica do Maranhão para o programa espacial. Segundo ele, a inauguração de uma sala da AEB no prédio da Federação representa um avanço na articulação entre as instituições. “Essa proximidade permitirá o desenvolvimento de novos e maiores projetos. Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade”, afirmou.

O presidente da AEB, Marco Antônio Chamon, celebrou a inauguração do escritório da AEB e reforçou o papel da parceria no desenvolvimento do estado. “Essa iniciativa traz novas perspectivas para o Maranhão, especialmente no âmbito do CLA, que terá suas operações ampliadas a partir de 2025, com previsão de cinco lançamentos ao longo do ano”, destacou.

Como parte da agenda, foi assinado o termo de cessão de uso de um espaço para a instalação do escritório da AEB na Casa da Indústria. O novo espaço, no terceiro andar do prédio da FIEMA, será fundamental para avançar nas ações do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro de Lançamento de Alcântara (PDI-CEA), fortalecendo a cooperação técnica e operacional entre as instituições.

Luiz Fernando Renner, vice-presidente da FIEMA, enfatizou a importância dessa aproximação com entidades governamentais e empresariais. “Isso contribuirá diretamente para o desenvolvimento de Alcântara e para o crescimento do setor espacial no Brasil”, disse.

O evento foi concluído com o descerramento da fita inaugural do escritório da AEB. A iniciativa reafirma o protagonismo do Maranhão no cenário espacial, unindo tecnologia, inovação e desenvolvimento industrial como alicerces para o futuro do estado.

Fechar