Publicidade
Carregando anúncio...

Grande Ilha reduz índices de roubo a coletivos com recuo de 49% nos casos

Região registrou queda no número de ocorrências em 10 dos 11 meses transcorridos, sendo a redução percentual de novembro a terceira maior até agora. Acumulado do ano já é 36% menor que em igual período do ano passado.

Fonte: Com informações da assessoria
Operação Catraca tem como foco principal a prevenção de crimes dentro dos coletivos e nas principais rotas de transporte público. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Os índices de roubo ao transporte coletivo na Grande Ilha reduziram em 49% no mês de novembro deste ano, quando estabelecida comparação com o mesmo período do ano passado. Em 10 dos 11 meses transcorridos até agora, houve queda nos casos registrados, refletindo o impacto de operações preventivas e ações de inteligência coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O percentual de redução obtido em novembro é o terceiro maior registrado este ano. As duas primeiras maiores reduções foram em fevereiro (54%) e no mês de junho (49%).

Além do desempenho positivo em novembro, os dados consolidados do acumulado do ano apontam uma redução de 36% nos roubos a coletivos em relação ao mesmo período de 2023. A diminuição é atribuída a estratégias integradas de policiamento ostensivo e à intensificação de operações como a Catraca, conduzida pela Polícia Militar do Maranhão.

A Operação Catraca tem como foco principal a prevenção de crimes dentro dos coletivos e nas principais rotas de transporte público. Com equipes especializadas, a ação realiza abordagens em pontos estratégicos e revistas no interior dos ônibus durante o trajeto, sempre que há suspeita ou informações que demandem verificação. Esse trabalho, associado ao reforço do policiamento, está contribuindo diretamente para a retração nos índices de criminalidade.

Além disso, a Polícia Civil do Maranhão tem realizado operações específicas voltadas para o cumprimento de mandados de prisão, com o objetivo de desarticular grupos envolvidos com roubos, inclusive a coletivos. Essas ações têm como alvo criminosos que atuam de maneira organizada, garantindo não apenas a redução dos números atuais, mas também a prevenção de novos delitos.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou a importância das medidas adotadas para a obtenção dos resultados. “Esses números demonstram o impacto de uma atuação planejada e integrada. A redução acumulada de 36% no ano é um reflexo do trabalho contínuo das nossas forças de segurança, que têm se dedicado a proteger quem utiliza o transporte público. Vamos seguir reforçando essas operações e trabalhando para prender os criminosos que ameaçam a tranquilidade da população”.

As ações das forças de segurança continuarão sendo realizadas com foco na proteção das pessoas que utilizam o transporte coletivo na região diariamente. A prioridade é garantir o direito de ir e vir da população com tranquilidade, consolidando o transporte público como uma alternativa segura para trabalhadores, estudantes e demais usuários dos municípios que compõem a Grande Ilha.

Fechar