SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI) do Maranhão, por meio do SESI Casarão da Indústria, está transformando a rotina de estudantes de escolas públicas e ONGs da Grande São Luís durante o mês de dezembro. A ação, que teve início no dia 2 na UEB Ensino Fundamental Justo Jansen, segue até o dia 12, com o objetivo de beneficiar cerca de 230 alunos com atividades voltadas para a robótica educacional.
Com atividades fundamentados na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o projeto busca democratizar a educação tecnológica ao integrar diferentes áreas do conhecimento em um aprendizado interdisciplinar, prático e criativo.
Por meio de atividades como a montagem e programação de robôs com os kits LEGO Spike Prime e notebooks, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas modernas que vão além da teoria, desenvolvendo habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Essa abordagem combina ciência e tecnologia com inovação, tornando o aprendizado mais dinâmico, relevante e acessível, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho e da vida cotidiana.
A programação contemplará seis instituições ao longo do mês. Além da UEB Ensino Fundamental Justo Jansen (2 e 3/12) e do Centro de Ensino Fernando Perdigão (4/12) e da UEB Ensino Fundamental Thomaz de Aquino Andrade (09/12), ainda serão contempladas: Projeto Viver Para Deus – Escola Presbiteriana (10/12), Escola Ok Idiomas (11/12) e UEB Cônego Sidnei Castelo Branco (12/12).
A recepção da iniciativa tem sido extremamente positiva, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Segundo Cybelle Noleto, assessora pedagógica do SESI e idealizadora do projeto, as atividades estão despertando grande interesse nas escolas participantes.
“Os alunos estão encantados e motivados a continuar aprendendo. Já os professores perceberam que a robótica pode tornar a rotina de sala de aula mais dinâmica e interessante. Inclusive, muitos solicitaram formação na área, o que será nosso próximo projeto para 2025, com a realização de formações continuadas em robótica para educadores de escolas públicas”, afirma Cybelle.
Com o foco na ampliação do acesso à educação tecnológica, o SESI Casarão também planeja adaptar a metodologia com a utilização de materiais alternativos, indo além dos kits LEGO, para que mais escolas e estudantes possam se beneficiar no futuro.
O projeto surge como um presente de fim de ano para crianças e adolescentes. Em um período em que o espírito de solidariedade ganha destaque, a iniciativa reafirma o compromisso social do SESI em difundir a educação tecnológica e torná-la acessível a todos.
Ao compartilhar práticas pedagógicas modernas e inspiradoras, o SESI Casarão contribui para uma transformação significativa no ensino, despertando o interesse pela tecnologia entre jovens estudantes e fortalecendo a conexão entre educação e inovação em São Luís.