Publicidade
Carregando anúncio...

Após novo procedimento, Lula já está acordado e conversando, diz médico

Presidente passou por um procedimento endovascular na manhã desta quinta-feira, 12, para complementar a cirurgia na cabeça

Fonte: Com informações do Terra
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um procedimento endovascular na manhã desta quinta-feira, 12, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para complementar a cirurgia na cabeça realizada no começo da semana. Segundo a equipe médica, o chefe do Executivo está bem, com quadro “super estável”. Ele deve deixar a UTI nesta sexta-feira, 13, e receber alta no início da semana que vem.

“A evolução foi muito boa e nos dois dias subsequêntes da cirurgia foi discutido esse procedimento complementar. O procedimento foi feito hoje às 7h, foi um sucesso. É um complemento ao procedimento cirúrgico e o presidente está acordado, já está comendo, super estável. Não atrasou nenhum pouco a programação dos próximos dias, porque dependendo da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana”, disse o Dr. Roberto Kalil Filho, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

O procedimento a que Lula foi submetido é chamado de embolização de artéria meníngea média. Na tarde de quarta-feira, 11, a equipe médica explicou que essa segunda intervenção já estava prevista desde quando o presidente foi internado e é uma precaução para evitar possíveis novos sangramentos no cérebro no futuro.

De acordo com os médicos, o procedimento não foi feito em centro cirúrgico, mas sim em uma sala de cateterismo. Foi inserido um catéter pela artéria femoral do presidente, que chega até a região da cabeça para fechar pequenas artérias locais. A intervenção é de “baixo risco” e “relativamente simples”.

Fechar