SÃO LUÍS – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no sábado (14) a partir das 7h um mutirão com previsão de 112 cirurgias de média e alta complexidade, e de 100 exames. A ação, intitulada “Dia E”, faz parte da mobilização nacional “Ebserh em Ação” que envolve 44 hospitais universitários federais em todas as regiões brasileiras desde o mês de outubro. O objetivo visa reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos importantes para a saúde da população.
O mutirão é direcionado aos pacientes selecionados com base na fila de espera do HU-UFMA, atendendo critérios de tempo, avaliação pré-operatória atualizada, baixo risco cardiovascular (sem necessidade de pós-operatório em unidade de terapia intensiva). Durante o mutirão, serão realizados atendimentos das especialidades: cirurgia geral, cabeça e pescoço, ginecologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, coloproctologia e tratamento cirúrgico intervencionista pela Hemodinâmica.
A ação contará com uma força tarefa que mobilizará cerca de 100 profissionais de várias categorias, além de residentes médicos e da área multiprofissional de saúde que atuarão em 19 salas cirúrgicas, distribuídos pelas unidades hospitalares: Presidente Dutra e Materno Infantil, além do Centro de Oftalmologia, da Unidade de Diagnóstico por Imagem e da Hemodinâmica. O HU-UFMA ainda terá a visita do presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, que participará das atividades do “Dia E” no hospital.
A campanha “Ebserh em Ação” começou em outubro e, durante essas nove semanas, vem sendo feita uma mobilização nacional com foco na ampliação em, no mínimo, 20% dos atendimentos no SUS por meio de mutirões de cirurgias, exames e outros procedimentos nos hospitais universitários federais. Além disso, faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, destaca que o esforço na realização da ação vem proporcionando uma série de benefícios ao Hospital, tanto no âmbito acadêmico, quanto no clínico e social. “Podemos citar: o aumento no número de atendimentos de usuários, a redução das filas de espera, o aprimoramento na formação dos residentes, a integração entre ensino e assistência, a motivação/valorização da equipe assistencial, além de maior visibilidade da Instituição perante a sociedade”.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.