O Maranhão registrou um aumento significativo na formalização de empresas, de janeiro a novembro de 2024, com um crescimento de 4,8% no número de empresas abertas, totalizando 442 mil negócios ativos, Segundo dados da Jucema.
O setor de serviços foi o destaque, com um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado coloca o Maranhão na mesma tendência de alta nacional do setor, conforme frisou o governador Carlos Brandão.
“O número de empresas do setor de serviços cresceu 9,7%, colocando o Maranhão na mesma tendência de alta nacional do setor. Além disso, o estado já registrou 4,8% mais empresas abertas neste ano, um indicativo de que brevemente vamos bater um novo recorde anual”, afirmou Brandão.
Outros setores também apresentaram crescimento significativo:
– Agropecuária: 7,2%
– Indústria: 6,7%
– Construção civil: 5,3%
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) continuam dominando o mercado, representando 90% dos negócios ativos no estado. Somente este ano, 49 mil MPEs foram abertas no Maranhão.
Cidades como Balsas, Açailândia e São Luís se destacaram no volume de novas formalizações, enquanto Santa Inês liderou em taxa proporcional de abertura de empresas.
Para o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, esses números refletem as ações assertivas do governo estadual em apoio aos pequenos negócios.