Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento, que substitui o antigo RG, busca reduzir fraudes e melhorar a segurança nos cadastros administrativos e no acesso a serviços públicos digitais.
A nova identidade, que utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único, facilita o acesso à conta Gov.br no nível Ouro, o mais seguro. Essa funcionalidade oferece acesso a mais de 4,5 mil serviços digitais do governo, reforçando a segurança e a praticidade no uso de plataformas públicas.
O Ministério destacou que todos os brasileiros têm até 2032 para realizar a substituição do antigo documento pela nova CIN, com a primeira via sendo emitida gratuitamente. Atualmente, o serviço já está disponível em todos os estados do país. Informações detalhadas sobre como realizar a troca podem ser acessadas no portal gov.br/identidade.
Avanços na infraestrutura digital
Além do lançamento da CIN, o governo federal anunciou planos para implementar uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de identificação civil, aproveitando a base de dados da nova identidade e a integração com o Gov.br. A proposta busca automatizar e personalizar o acesso a serviços públicos.
A IPD, segundo o Ministério, será composta por sistemas digitais seguros e interoperáveis, desenvolvidos com padrões abertos para garantir acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social. Essa infraestrutura tem o objetivo de simplificar o uso dos serviços disponíveis no Gov.br e torná-los mais acessíveis.
Um exemplo da funcionalidade da IPD é a capacidade de personalizar informações exibidas na plataforma Gov.br de acordo com o perfil do usuário. Jovens, por exemplo, poderão receber notificações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou orientações sobre a emissão da carteira de motorista. Já idosos poderão ser informados sobre processos de aposentadoria e benefícios disponíveis.
Com a expansão da nova identidade e a construção de uma infraestrutura digital integrada, o governo visa modernizar a interação entre o cidadão e os serviços públicos, oferecendo mais segurança, praticidade e eficiência no atendimento.