(Foto: Fernando dos Anjos)
A Secretaria também capitaneou cursos profissionalizantes que foram ofertados pela plataforma Maranhão Profissionalizado, iniciativa que busca a melhoria na qualidade de vida população, por meio da qualificação voltada para a geração de emprego e renda e que foi oferecido para candidatos oriundos de escolas públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas (Art. 19, Lei nº 9.394/1996). Entre os cursos ofertados estão língua inglesa, língua espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras), secretariado, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, auxiliar de serviços jurídicos, Excel básico, confeitaria e pizzaiolo.
Outro destaque foi a retomada no bom desempenho maranhense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve avanço da série histórica, com aumento de 32% em relação ao índice apurado em 2023, condição que fez com que o Maranhão alcançasse 3,7 pontos.
A secretária de Educação, Jandira Dias, celebrou o desempenho alcançado em 2024. “Iniciei um trabalho para alcançar mais avanços para a educação maranhense. Enfrentei desafios e tivemos muitas conquistas. Que venha mais um ciclo de esperança e dias ainda melhores”, disse a gestora.
Modelo para Robótica Mundial
Os resultados positivos no Ideb também se estenderam para a rede do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, o Iema, que obteve a melhor nota entre as escolas de Ensino Médio. A rede do Instituto cresceu, chegando a 55 unidades em 42 cidades polo do Maranhão.
A expectativa é de que a rede educacional dos Iemas aumente ainda mais, já que o governador Carlos Brandão autorizou a ordem de serviço para a implantação do Iema Pleno Quilombola, que será instalado na comunidade quilombola Mamuna, no município de Alcântara, com investimentos de R$ 30 milhões.
O Instituto ainda levou o Maranhão a se tornar o centro da robótica mundial, com a realização da RoboWorld Cup FIRA, um dos mais importantes eventos internacionais de tecnologia. O Instituto sediou a competição e inseriu São Luís no cenário mundial da robótica, com alunos maranhenses conquistando 16 títulos ao longo da competição.
“O Governo do Maranhão tem feito investimentos para que alunos de escolas públicas de todos os municípios possam participar de eventos na área, fortalecendo a educação e incentivando os alunos na iniciação científica”, disse a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.
Políticas Públicas para a juventude
Avanços no campo da educação pública geram impacto direto entre os jovens, fatia da população que também pôde celebrar uma série de vitórias no esporte e nas políticas voltadas para a juventude no Maranhão, tais como: o lançamento dos editais do Bolsa Atleta 2024, auxílio para custeio de prática desportiva; e do Cartão Transporte Universitário, ação que garante ajuda financeira para o transporte diário de estudantes.
O edital do programa Bolsa Atleta fez a diferença para 119 atletas e paratletas beneficiados com a ação em 2024, ofertando uma bolsa no valor de R$ 500,00 e contemplando estudantes dos ensinos fundamental e médio, de 10 a 17 anos, além de alunos do ensino Superior, de 18 a 25 anos. O programa alcançou 16 municípios maranhenses em 17 modalidades esportivas. Em 2025, a previsão é que o programa seja ampliado para 300 bolsas.
Já o Cartão Transporte Universitário se consolidou beneficiando mais de 5 mil jovens na edição 2024, garantindo o custeio do deslocamento diário dos estudantes às suas instituições de ensino.
Ao longo do ano, outras ações voltadas para a juventude foram lançadas pelo poder público estadual, a exemplo do programa Arte na Rua (voltado para transformar espaços urbanos em galerias a céu aberto) e o Festival Estadual da Juventude, realizado no mês de novembro, em Imperatriz.
“2024 foi um ano muito importante para a Seejuv. Tivemos diversas ações inéditas e significativas, como o lançamento do Programa Arte de Rua e o Festival Estadual da Juventude em Imperatriz. O destaque foi o Cartão Transporte Universitário, que foi ampliado para atender mais estudantes do interior e da Grande Ilha. Realizamos duas edições, beneficiando mais de 10 mil alunos. Nossa meta para 2025 é alcançar ainda mais jovens com políticas públicas transformadoras”, frisou o secretário de Juventude do Maranhão, Thiago Prado.
Melhorias no Castelão, JEMs 2024 e sucesso no JEBs
Na área do desporto e lazer, o destaque ficou por conta da participação da comunidade estudantil nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição esportiva escolar do estado e a quarta maior do Brasil. A competição teve a participação de 126 cidades inscritas e cerca de 60 mil atletas envolvidos em todas as fases do torneio.
Atletas maranhenses também foram sucesso nos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceram nos meses de setembro e outubro de 2024. O Maranhão conquistou 41 medalhas na competição, sendo sete de ouro, 12 de prata e 22 de bronze. A delegação maranhense foi representada por 268 participantes entre atletas, treinadores e equipes técnicas.
Outra grande notícia para o esporte maranhense em 2024 foi o anúncio de uma série de reformas no Castelão. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), vem realizando intervenções em todo o estádio, para garantir mais conforto e segurança para os jogadores e o público.
As revitalizações seguem os padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber grandes eventos esportivos. As reformas incluem a instalação de dois novos telões em led, modernização das catracas de acesso, novo sistema de sonorização e iluminação, entre outras melhorias.
“Estamos muito satisfeitos com as melhorias que estão sendo implementadas no Estádio Castelão. A implantação dos novos telões é um dos destaques desse projeto. Esses telões não apenas vão proporcionar uma melhor visibilidade das transmissões, mas também aumentar a interatividade com o público, elevando a experiência dos torcedores”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes.