Os corpos de duas vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek (JK), na divisa entre Tocantins e Maranhão, foram localizados a 35 metros de profundidade no Rio Tocantins.
Conforme o Corpo de Bombeiros, ambos os corpos estão presos dentro de uma caminhonete, que se encontra debaixo de uma carreta, dificultando o resgate. As identidades das vítimas ainda não foram confirmadas.
A ponte JK desabou na BR-226, entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), no dia 23 de dezembro. Até a manhã desta sexta-feira (27), nove mortes foram confirmadas e oito pessoas seguiam desaparecidas, além de um sobrevivente.
Nesta sexta-feira (27), novos equipamentos chegaram à região para ajudar nas buscas, mas os mergulhos foram temporariamente suspensos devido ao risco de novos desabamentos da estrutura da ponte.
A Marinha levou uma câmara hiperbárica e equipamentos para mergulho em águas profundas. A Petrobras disponibilizou um robô de inspeção submarina, o Remote Operated Vehicle (ROV), equipado com câmeras de alta resolução.
Condições perigosas
O coronel Rafael Menezes explicou os desafios encontrados durante o resgate: “Lá embaixo tem muitos destroços, muito ferro apontando. O risco de algum ferro passar no equipamento e o mergulhador ficar preso é muito grande”, disse.
Durante os mergulhos, os bombeiros localizaram duas carretas, uma com ácido sulfúrico e outra com herbicidas, além da caminhonete onde estão as duas vítimas. Para resgatar os corpos, será necessário retirar a carreta que está por cima do veículo, o que requer maquinário pesado.
Ação coordenada
A retirada dos corpos só ocorrerá após os mergulhos na área serem liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aguarda a chegada de equipamentos de precisão para avaliar a estabilidade da estrutura. A previsão é retomar os trabalhos de busca neste sábado (28).
Vítimas identificadas
Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, encontrada no dia 24 de dezembro. Estava em um caminhão que transportava portas de MDF.
Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos, encontrado no dia 24 de dezembro. Motorista de um caminhão de defensivos agrícolas.
Andreia Maria de Souza, de 45 anos, encontrada no dia 24 de dezembro. Motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, encontrada no dia 22 de dezembro. Natural de Estreito (MA), morava em Aguiarnópolis (TO).
Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos, encontrados no dia 25 de dezembro.
Dois corpos encontrados na manhã de 26 de dezembro, ainda sem identidade confirmada.
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos, foi encontrada no final da tarde de 26 de dezembro, fora da área de mergulho, a aproximadamente 16 km do local do desabamento.
As buscas continuam para localizar as demais vítimas desaparecidas e garantir que a operação de resgate seja concluída com segurança.