SÃO LUÍS – Natureza, arte e afetos manifestados em “Ceumar 35 Anos de Música” – uma celebração de uma profícua caminhada que teve início em 1989, na trilha da Música Popular Brasileira, e ecoa mundo afora com o registro de oito álbuns lançados e inúmeros sucessos.
A cantora e compositora mineira Ceumar reabrirá a turnê nacional, fomentada pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, que celebra seus 35 anos de carreira, em São Luís do Maranhão.
O show “Ceumar 35 Anos de Música” será apresentado nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, sábado e domingo, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro Histórico), tendo após o espetáculo uma sessão de bate-papo aberto à participação do público.
No palco, além de sua voz e violão, ainda há a presença do multi-instrumentista Webster Santos. Ceumar faz um compilado de canções que marcaram sua notável carreira independente, e recebe a participação especialíssima do poeta, cantor, compositor, violonista, produtor e dramaturgo, Mestre Josias Sobrinho. Autor das faixas “As Perigosas” e “Rosa Maria”, bem marcantes do álbum Dindinha, de Ceumar, de sua estreia fonográfica no ano de 1999, com produção de Zeca Baleiro.
O repertório deste show costura muitas de suas memórias e paisagens sonoras ao longo do tempo, destacando composições emblemáticas, como essas já citadas, entre outras autorais, parcerias e releituras, com liberdade para inserir o que pode fluir na inspiração do momento, tornando cada noite, um espetáculo único.
A música de Ceumar esteve, recentemente, presente na novela global, Amor Perfeito, “O Seu Olhar” (Paulo Tatit/ Arnaldo Antunes), faixa de seu segundo disco, Sempreviva! (2003), sua estreia como produtora, arranjadora e compositora.
Nascida na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, de uma família ligada à música, Ceumar iniciou sua trajetória musical aos 18 anos, quando foi para Belo Horizonte estudar violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística.
Em 1995, já em São Paulo, trabalhou com grandes músicos e por conseguinte, lançou “Dindinha”. Na Europa, viveu por cinco anos em Amsterdam (Holanda) e circulou em países como Itália, França, Portugal e Bélgica.
A discografia de Ceumar, iniciada em 1999, continuou com outros trabalhos como “Achou!” (2006), “Meu Nome” (2009), “Ceumar & Trio Live in Amsterdam” (2010), “Silencia” (2014), “Viola Perfumosa – Homenagem à Inezita Barroso” (2018) e “Espiral” (2019).
Em “Ceumar 35 Anos de Música”, o público maranhense poderá sentir-se privilegiado ao assistir essa imersão na trajetória musical dessa talentosa artista. De São Luís, Ceumar partirá com a turnê para Belém (PA) com shows de 01 e 02 de fevereiro, e Belo Horizonte (MG), nos dias 15 e 16 de março.
As apresentações são gratuitas. Imperdível!!