![](https://jornalpequeno.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Bicicleta-do-Samba-12-1024x669.jpg)
SÃO LUÍS – O melhor da euforia carnavalesca, no Patrimônio Cultural da Humanidade, está de volta! Será amanhã, sábado, a partir das 17h45, num dos pontos mais charmosos e aconchegante da capital maranhense.
Tudo no ponto para mais um ano de festa, mais uma temporada de folia sob as bênçãos da alegria e do resgate das tradições culturais maranhenses. O samba ganha o seu apogeu e se espalha pelos quatro cantos da linda São Luís, dando o tom de mais um pré-carnaval regado a muita música maranhense, frevos, marchas e o que vier de novidades em 2025.
Embora o carnaval se manifeste de várias formas em todo o Estado, é em São Luís que ele ainda aparece mais vivo, com opções para todos os gostos. No entanto, a raiz do carnaval aqui praticado ainda é muito forte e sobrevive heroicamente adaptando-se aos novos tempos ou estabelecendo uma resistência cultural que é, no mínimo, elogiável.
Com a diminuição da importância do carnaval dos clubes, após a extinção das festas nesses lugares, o carnaval de rua, que sempre existiu em São Luís, em locais tradicionais tais como a Madre Deus, ganhou força e se espalhou pela cidade. São bem nossas algumas brincadeiras e personagens, tais como fofões, blocos alternativos, Tribos de Índios, Tambor-de-Crioula, bandas, blocos tradicionais e batucadas de sambas.
A tradição dos antigos carnavais se mistura às mais recentes invenções carnavalescas, tais como o Jegue Folia, Bicho-Terra, Máquina de Descascar Alho, Confraria do Copos, Bicicleta do Samba, dentre outras que surgem a cada ano. O carnaval em São Luís se descortina logo após o Réveillon, e a cada final de semana a Ilha ferve no ritmo da folia.
No rol dessa criatividade, surge a Bicicleta do Samba que, amanhã, sábado, dia 11 de janeiro, apresenta-se ao público pela primeira vez neste ano, aquecendo a folia que vai agitar o caldeirão da pré-temporada carnavalesca de São Luís. A Bicicleta do Samba chega em 2025 buscando novos ares, em novo ambiente na Escadaria Humberto de Campos, no Centro Histórico da capital maranhense.
![](https://jornalpequeno.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Bicicleta-do-Samba-4-1024x682.jpg)
“Durante anos nos concentramos nos mais diversos lugares: Rua Direita, Rua da Estrela, Praça Pedro II, Rua do Egito, sempre priorizando o Centro Histórico de São Luís, pois achamos que este é o melhor local de nossa cidade, o mais nobre e o que tem mais a ver com a tradição do carnaval da cidade”, diz o idealizador Gutemberg Bogéa.
A concentração da Bicicleta do Samba se dá sempre às 17h45min, em algum lugar que nos remete aos tempos áureos da cidade, e esse ano a Escadaria Humberto de Campos, antiga Ladeira do Comércio, Rua dos Barbeiros, Travessa do Vira-Mundo, empresta seu histórico espaço para essa concentração de folia, de amigos e pessoas que visam a resgatar um carnaval de raiz.
É mais um ingrediente em animação contagiante nas ruas de São Luís, a Bicicleta do Samba promete agitar o folguedo em São Luís nos dias do pré-carnaval e também este ano nos dias oficiais da folia, mostrando para população que o Carnaval 2025 tem tudo para ser contagiante na cidade.
Das ruas estreitas, pelas ladeiras e becos, atravessando os casarões do Centro Histórico, a Bicicleta do Samba vai contagiar os foliões maranhenses nesse importante território do samba nativo.
E agora, apimentando ainda mais a folia, em um novo espaço que tem a casa noturna Habeas Copos como anfitriã, na pessoa de seu proprietário, Luís Otávio, empresário do ritmo jamaicano que este ano empresta seu espaço à folia maranhense.
“Será uma festa maravilhosa, esperamos receber os foliões como muita alegria nessa primeira aparição da Bicicletinha. A reforma da Escadaria Humberto de Campos trouxe uma atmosfera diferenciada aos frequentadores das noites de quintas e sextas-feiras do ritmo jamaicano no trecho que compreende as casas noturnas da área revitalizada, e agora o pré-carnaval como mais uma opção de diversão”, acrescenta, Otávio.