SÃO LUÍS – O melhor da euforia carnavalesca, no Patrimônio Cultural da Humanidade, está de volta! Será amanhã, sábado, a partir das 17h45, num dos pontos mais charmosos e aconchegante da capital maranhense.
Tudo no ponto para mais um ano de festa, mais uma temporada de folia sob as bênçãos da alegria e do resgate das tradições culturais maranhenses. O samba ganha o seu apogeu e se espalha pelos quatro cantos da linda São Luís, dando o tom de mais um pré-carnaval regado a muita música maranhense, frevos, marchas e o que vier de novidades em 2025.
Embora o carnaval se manifeste de várias formas em todo o Estado, é em São Luís que ele ainda aparece mais vivo, com opções para todos os gostos. No entanto, a raiz do carnaval aqui praticado ainda é muito forte e sobrevive heroicamente adaptando-se aos novos tempos ou estabelecendo uma resistência cultural que é, no mínimo, elogiável.
Com a diminuição da importância do carnaval dos clubes, após a extinção das festas nesses lugares, o carnaval de rua, que sempre existiu em São Luís, em locais tradicionais tais como a Madre Deus, ganhou força e se espalhou pela cidade. São bem nossas algumas brincadeiras e personagens, tais como fofões, blocos alternativos, Tribos de Índios, Tambor-de-Crioula, bandas, blocos tradicionais e batucadas de sambas.
A tradição dos antigos carnavais se mistura às mais recentes invenções carnavalescas, tais como o Jegue Folia, Bicho-Terra, Máquina de Descascar Alho, Confraria do Copos, Bicicleta do Samba, dentre outras que surgem a cada ano. O carnaval em São Luís se descortina logo após o Réveillon, e a cada final de semana a Ilha ferve no ritmo da folia.
No rol dessa criatividade, surge a Bicicleta do Samba que, amanhã, sábado, dia 11 de janeiro, apresenta-se ao público pela primeira vez neste ano, aquecendo a folia que vai agitar o caldeirão da pré-temporada carnavalesca de São Luís. A Bicicleta do Samba chega em 2025 buscando novos ares, em novo ambiente na Escadaria Humberto de Campos, no Centro Histórico da capital maranhense.
“Durante anos nos concentramos nos mais diversos lugares: Rua Direita, Rua da Estrela, Praça Pedro II, Rua do Egito, sempre priorizando o Centro Histórico de São Luís, pois achamos que este é o melhor local de nossa cidade, o mais nobre e o que tem mais a ver com a tradição do carnaval da cidade”, diz o idealizador Gutemberg Bogéa.
A concentração da Bicicleta do Samba se dá sempre às 17h45min, em algum lugar que nos remete aos tempos áureos da cidade, e esse ano a Escadaria Humberto de Campos, antiga Ladeira do Comércio, Rua dos Barbeiros, Travessa do Vira-Mundo, empresta seu histórico espaço para essa concentração de folia, de amigos e pessoas que visam a resgatar um carnaval de raiz.
É mais um ingrediente em animação contagiante nas ruas de São Luís, a Bicicleta do Samba promete agitar o folguedo em São Luís nos dias do pré-carnaval e também este ano nos dias oficiais da folia, mostrando para população que o Carnaval 2025 tem tudo para ser contagiante na cidade.
Das ruas estreitas, pelas ladeiras e becos, atravessando os casarões do Centro Histórico, a Bicicleta do Samba vai contagiar os foliões maranhenses nesse importante território do samba nativo.
E agora, apimentando ainda mais a folia, em um novo espaço que tem a casa noturna Habeas Copos como anfitriã, na pessoa de seu proprietário, Luís Otávio, empresário do ritmo jamaicano que este ano empresta seu espaço à folia maranhense.
“Será uma festa maravilhosa, esperamos receber os foliões como muita alegria nessa primeira aparição da Bicicletinha. A reforma da Escadaria Humberto de Campos trouxe uma atmosfera diferenciada aos frequentadores das noites de quintas e sextas-feiras do ritmo jamaicano no trecho que compreende as casas noturnas da área revitalizada, e agora o pré-carnaval como mais uma opção de diversão”, acrescenta, Otávio.