Diferente do que muitas pessoas pensam, as adenoides não são uma doença e sim estruturas normaisdo nosso organismo. Popularmente conhecidas como “carne no nariz” ou “carne esponjosa”, as adenoides são parte de tecido linfoide, as quais ajudam na defesa do organismo contra germes que entram pelo nariz e pela boca. Este tecido tem células especiais que capturam germes como vírus e bactérias e produz anticorpos. Por esta razão, estas estruturas crescem na infância, especialmente entre os 3 e 6 anos de idade, período importante para o desenvolvimento da imunidade. Com o tempo, a partir dos 8 anos, costumam regredir de tamanho e na adolescência em diante costumam ficar significativamente menores.
Quando as adenoides crescem muito, podem atrapalhar a passagem do ar que entra no nariz, causando sintoma de entupimento e acúmulo de secreções. Além deste prejuízo na respiração, pode haver consequências para a fala, para o sono (evento muito importante para o crescimento e desenvolvimento das crianças), para a dentição e para a saúde dos ouvidos, com o surgimento de otites de repetição e perda auditiva. O resultado é diminuição da qualidade de vida da criança com idas repetidas a prontos socorros, uso recorrente de antibióticos, queda no rendimento escolar, deformidades da face, alterações de humor, entre outros.
Há quem confunda as adenoides com os cornetos nasais (ou conchas nasais) inferiores, que são estruturas que podem ser vistas mais facilmente, um em cada narina. Porém, como elas são massas que se situam no fundo do nariz, correspondendo ao final e acima do céu da boca (palato), local chamado nasofaringe ou cavum, não é possível observá-las ao abrir a boca. Por esta razão, o exame das adenoides exige equipamentos próprios comoendoscopia nasal, nasofibrolaringoscopia ou até exames de imagem.
O tratamento das doenças das adenoides pode incluir medicamentos como sprays nasais com corticosteroides, lavagem nasal com soro, anti-alérgicos e antibióticos. No caso de falência do tratamento com medicamentos ou quando as adenoides estão acentuadamente aumentadas, o tratamento cirúrgico de retirada das adenoides pode ser indicada.
A cirurgia de retirada das adenoides se chama adenoidectomia. Pode ser que sua realização ocorra em conjunto com a retirada das amígdalas ou associada a procedimentos para tratamento das repercussões nasais ou nos ouvidos.
Como as adenoides atuam como defesa do nosso organismo contra infecções, pode-se achar que a pessoa pode ficar com a imunidade diminuída quando retira as adenoides com cirurgia. Mas não. Com o crescimento da criança e o consequente amadurecimento dos seus sistemas de defesa, a importância das adenoides começa a diminuir. Além disso, há outras massas semelhantes próximos a elas, que mantêm a defesa da região do nariz e da faringe mesmo quando as adenoides forem retiradas.
É preciso lembrar que nem todo entupimento de nariz, seja de criança ou de adulto, é consequência do aumento das adenoides. Há diversas outras causas que precisam ser investigadas. O médico otorrinolaringologista é o profissional indicado para traçaro diagnóstico e oferecer o melhor tratamento para problemas nas adenoides e de outras causas de obstrução nasal!
Dra. Janaína Bentivi é médica otorrinolaringologista (CRM-MA 5277 e RQE 1869), doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de medicina da Universidade Estadual do Maranhão ( Clínica SOMNUS: (98) 99214-6040)