Moto e Maranhão se enfrentam neste domingo (12), às 16h, no estádio Castelão, em rodada da 104ª edição do Campeonato Maranhense, que esse ano promete ser um dos melhores. O primeiro “Maremoto” de 2025 ganhou mais importância, após a inédita classificação do Papão para a fase de grupos da Copa do Nordeste (após 6 anos), depois de eliminar nos pênaltis o Retrô-PE, na Arena Pernambuco e Botafogo-PB, no Almeidão, em João Pessoa, com uma grande vitória (1×0).
Já o Maranhão, que ano passado fez uma grande fase de grupos da Copa do Nordeste, desta feita, foi eliminado logo na 1ª fase por esse mesmo Botafogo-PB, que perdeu para o Moto, que dessa forma, chega para o clássico “Maremoto” com o moral mais elevado para começar bem, o Estadual e terminar pelo menos, entre os finalistas para ter calendário cheio em 2026. Por conta do 4º lugar no Maranhense de 2024, este ano não disputará a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D.
Além disso, o Moto precisa voltar a ser campeão. O último título foi em 2018, numa decisão com Imperatriz. São 26 taças contra 37 do Sampaio e 15 do MAC, que chegou na decisão do Estadual nos dois últimos anos. Em 2023 foi campeão (em cima do Moto) e em 2024 perdeu o título para o Sampaio, após superar nas semifinais o próprio Papão, com uma vitória (1×0) e um empate (1×1). Mesmo assim, em 2025, o Macão disputará ainda a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D.
EQUIPES – No Moto, o técnico Zé Augusto, deve sair com o meia Danilo Pires, um dos mais experientes, que se destacou nos dois jogos da Pré-Copa do Nordeste. Já o experiente treinador do MAC, Flávio Araújo, ganhou mais quatro opções para o clássico: o lateral direito Franklin, o lateral esquerdo Gabriel Fontes, o meia Jorge Rocha e o atacante Mikeias, que finalmente foram legalizados neste fim de semana.
MOTO: Allan Thiago; Yan Couto, Yan Cristian, Maurício Pinto e Gustavo Rodrigues; Felipe Dias, Pedro Dias e Danilo Pires; Luís Gustavo (Wesley), Lucas Lopeu e Danilinho (Lucas Gomes). Técnico: Zé Augusto
MAC: Jean; Franklin, Luís Fernando, Maicon e André Radija (Gabriel Fontes); Rodrigo Correia, Jerry (Raílson), Jorge e Emerson Vagalume; Ryan (Mikeias) e Clessione. Técnico: Flávio Araújo//Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novaes//Assistentes: Antônio Adriano e Elson Araújo
REGULAMENTO – Os 8 times jogam a 1ª fase (de grupos) em turno e returno (14 rodadas). Os 4 melhores avançam para as semifinais (ida e volta) e os vencedores decidem o título (ida e volta), num total de 18 rodadas. Os dois últimos (da 1ª fase) são rebaixados. Campeão e vice garantem vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro (D ou C se tiver acesso).
Danilinho e Mikeias devem protagonizar um grande duelo no “Maremoto”