Uma operação da Polícia Civil do Maranhão, realizada na última sexta-feira (10), resultou na apreensão de uma carga de sementes falsificadas de milho híbrido de alto rendimento. O carregamento tinha como destino as cidades de Graça Aranha e Caxias.
Segundo o delegado regional de Caxias, Jair Paiva, a investigação começou na quinta-feira (9), com a apreensão de 35 fardos das mesmas sementes em uma residência no bairro Pampulha, em Caxias.
O delegado destacou que o uso dessas sementes falsificadas causa grandes prejuízos aos agricultores, já que elas não germinam.
Método dos falsificadores
Os falsificadores compram milho para ração animal, tingem os grãos de vermelho e até usam rejunte de pisos cerâmicos. Eles produzem embalagens idênticas às da marca original com a ajuda de gráficas, vendendo as sementes falsificadas por preços mais baixos.
O esquema criminoso foi identificado pela primeira vez em 2024, no Rio Grande do Sul, o que levou à “Operação Piratas do Agro” da Polícia Civil gaúcha, com alvos em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Ação em Caxias
Na última sexta-feira, policiais civis localizaram um caminhão com 178 fardos de sementes falsificadas em Caxias. O motorista e o ajudante foram levados à Delegacia Regional para prestar esclarecimentos.