SÃO LUÍS – “FOFÃO MARANHENSE: MÁSCARAS ARTESANAIS DO CARNAVAL” é a segunda edição da mais nova exposição de Dalton Costa. Pensada para o carnaval, a exposição acontecerá no período de 20 de janeiro a 10 de março de 2025, na Galeria Trapiche (Avenida Dom Pedro II, nº 241, Centro – São Luís/MA), com abertura para o dia 20 de janeiro às 17:00 e com horários de visitação de segunda a sexta-feira, sempre das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 e domingo das 10:00 às 14:00.
A mostra é baseada na linha de pesquisa na área de cultura imaterial, desenvolvida pelo artista ao longo de anos e que ganhou tons científicos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O projeto foi desenvolvido a partir do personagem Fofão do carnaval maranhense. O personagem, além de transbordar alegria e versatilidade, atrai conquistas e provoca espanto por onde passa.
Para o artista visual, “o fofão maranhense é um bufão colorido e espalhafatoso que aprendemos a ver, gostar e sentir medo. É um personagem histriônico e personificado, ao mesmo tempo chiste, folgazão e romanceado”. Em sua pesquisa, o artista faz uma relação do Fofão com os personagens das comédias de rua europeias, com os autos carnavalescos e com outros personagens que envolvem máscaras.
A máscara do personagem é artesanal, confeccionada em papel prensado, na técnica conhecida como papier froissé, termo em francês que significa papel amassado e rasgado colado em camadas. O objetivo durante o período carnavalesco é confeccionar e comercializar as máscaras artesanais, atividade realizada todos os anos pelo artista. Durante essa produção, a proposta será de compartilhar outras abordagens. Nesse sentido, o processo criativo, a historicidade e as composições estéticas como fatores fundamentais de reflexão entre saberes artísticos e culturais.
A exposição reúne 50 máscaras com mais de dez modelos diferentes e composições estéticas variadas a partir de pintura acrílica brilhante. As cores são combinações em matizes puros e chapados, sem acréscimo de gradações e misturas, porém com contrastes em linhas retas e sinuosas, além de intervalos em tonalidades vibrantes e algumas escalas tonais. As cabeleiras são de tecido de juta crua e jutex colorido. O preço das máscaras terá valor fixado em R$ 170,00.
A proposta é de levar a cultura popular para dentro de espaços públicos que compartilham atividades artísticas e culturais com linguagens e públicos diversos, principalmente com agentes envolvidos com o personagens do carnaval maranhense.
No mais, a exposição tem ares de empreendedorismo com foco em valores estéticos, sociais e educativos, sendo baseado na economia criativa sustentável.
EXPOSIÇÃO FOFÃO MARANHENSE: MÁSCARAS ARTESANAIS DO CARNAVAL
Artista visual: Dalton Costa
Local: Galeria Trapiche
Endereço: Avenida Dom Pedro II, nº 241 – Centro, São Luís (MA).
Período: de 20 de Janeiro a 10 de Março de 2025.
Horário da abertura: 20 de Janeiro às 17:00.
Horário de visitação: Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 e domingo das 10:00 às 14:00.