
IMPERATRIZ – A Casa da Indústria Edilson Baldez das Neves, sede da FIEMA em Imperatriz, foi palco de um importante encontro entre lideranças sindicais de diferentes setores da economia maranhense. Durante a reunião, foram discutidos e formalizados os reajustes salariais das convenções coletivas referentes aos setores da Construção Civil, Moveleiro e Panificação.
A ação contou com a presença de representantes, como o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Oeste do Maranhão (Sinduscon Oeste), Richard Seba; o diretor da FIEMA, Roberto Alencar; o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp) e diretor da FIEMA, Antônio Alves; o diretor do Sindicato da Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), Edson Fernandes; e os representantes dos sindicatos trabalhistas, Washington Oliveira e Wanderson Silva.
ACORDOS SALARIAIS – Nos acordos definidos, o setor da Construção Civil terá um reajuste de 6,5% para a categoria de Meio Oficial e 6% para as demais funções. No setor Moveleiro, o aumento salarial será de 6% para as categorias 1, 2 e 3, e de 7% para as categorias 4, 5 e 6. Já no setor de Panificação, representado pelo Sinpancimp, os ajustes salariais serão de 6% para as categorias 1 a 3, e de 7% para a categoria 4.
Esses reajustes têm como objetivo assegurar um equilíbrio nas relações de trabalho, atendendo as necessidades dos trabalhadores, sem prejudicar a sustentabilidade das empresas. Com o apoio das negociações conduzidas pela FIEMA e pelos sindicatos, as convenções coletivas reafirmam o compromisso das partes em promover condições de trabalho mais justas e alinhadas com a realidade econômica de cada setor.