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Evolução do varejo: uso de tecnologia se torna vital para atender clientes mais exigentes

Oferecer uma experiência de compra eficiente é cada vez mais determinante para o sucesso no varejo físico e virtual

Fonte: Assessoria

Dono de uma grande fatia da economia nacional, o varejo é hoje um setor altamente competitivo, desafiador e, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades. Afinal, enquanto os consumidores se tornam mais exigentes, novas tecnologias se demonstram aptas a atender suas necessidades e gerar resultados ainda mais positivos.

Seja nas lojas virtuais ou no varejo físico, um dos principais focos de exigência do consumidor está em vivenciar um processo de compra prático e eficiente. Poder encontrar o meio de pagamento desejado, concluir uma compra em poucos cliques e sempre ter em mãos novas vantagens são fatores que se demonstram cada vez mais determinantes para aumentar as vendas, expandir o território de atuação e fidelizar clientes.

Diversidade nos meios de pagamento

A variedade de opções de pagamento que uma loja dispõe para seus compradores permite que diferentes tipos de pessoas, desde as mais tradicionais até as mais abertas às novas tecnologias, encontrem a alternativa que mais se sentem confortáveis para concluir uma compra.

Segundo o Relatório do Varejo 2024, da Ayden, quase 60% dos consumidores acabam saindo de lojas físicas e 46% desistem de comprar online caso não consigam pagar da maneira que preferem. Por isso, os varejistas devem estar sempre de olho nas tendências.

O Pix, por exemplo, estava até pouco tempo associado somente às compras físicas, de menor valor. Hoje, ele é utilizado em aproximadamente 30% das compras no e-commerce e, segundo estudo da Worldpay, até 2027 deve representar 50% de todas as transações realizadas no setor, superando meios de pagamento que durante anos dominaram as compras virtuais, como o cartão de crédito, que tem projeção de diminuir para 27%.

Etapa de pagamento facilitada

Além da variedade, é preciso estar atento à operabilidade dos meios de pagamento, que devem ser realizados sem fricções e de maneira intuitiva.

Neste sentido, no varejo físico, a tecnologia NFC (Near Field Communication) merece destaque, viabilizando o pagamento via cartão por contato de proximidade e tornando o processo ainda mais prático. Com lançamento previsto ainda para 2025, o Pix por aproximação, realizado por meio de carteiras digitais (wallets), também promete ser um grande facilitador nas compras físicas.

Já no e-commerce, o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) teve um papel transformador ao deixar de lado o redirecionamento a plataformas externas. Seja qual for o meio de pagamento utilizado, todo o processo agora pode ser concluído sem que o consumidor precise sair do site ou app em que está realizando a compra para abrir o aplicativo do banco, inserir uma chave Pix, autenticar a transação ou digitar informações da conta.

Tecnologias white label

Como vimos, a satisfação com a etapa de pagamento é fundamental para que as vendas se tornem recorrentes, mas existem outras tecnologias que ajudam nesse processo de fidelização.

Com um gateway de pagamento white label, os serviços de pagamento agora podem ser integrados ao e-commerce de forma totalmente personalizada à marca do varejista. Assim, ele mantém o controle sobre a identidade visual e a usabilidade da interface, criando uma identificação por parte do público e fortalecendo relações de compra.

Outra possibilidade eficiente de fidelização está nos cartões white label, que também se tornam exclusivos ao serem personalizados com a marca da empresa. Essa tecnologia se aplica tanto aos cartões físicos, com aceitação abrangente em diferentes maquininhas, e virtuais.

Estratégias de recompensa

Captar novos clientes, garantir a satisfação, fomentar a sensação de pertencimento e, não menos importante, alavancar a frequência de compras.

Hoje, o processo de compra pode ser diretamente integrado aos programas de fidelidade. Assim, varejistas oferecem cashback diretamente em contas digitais ou permitem que pontos acumulados sejam convertidos em saldo para compras futuras.

Soluções como o “Buy Now, Pay Later” (BNPL) também são uma boa alternativa para trazer vantagens aos clientes e aumentar a recorrência de compras. Por meio dele, consumidores podem adquirir produtos imediatamente e pagar em parcelas sem juros ou com taxas competitivas, diretamente à empresa varejista.

Como integrar uma infraestrutura de tecnologia financeira ao varejo?

Para que varejistas possam ofertar uma experiência de compra assertiva, as infratechs se mostram hoje como os principais aliados.

Movimentadas pela inovação constante, infratechs financeiras como a Celcoin aumentam a eficiência e a agilidade de toda a experiência de compra. Elas utilizam tecnologias como o Embedded Finance e o conceito de Endofinance para que toda a infraestrutura financeira possa ser diretamente integrada e personalizada às necessidades de cada negócio, sem que ele se preocupe com o desenvolvimento de sistemas próprios de tecnologia ou com a parte regulatória.

Assim, os varejistas podem conhecer mais profundamente seus clientes e oferecer produtos e serviços alinhados às suas expectativas; ter em mãos diferentes meios de pagamento; fazer com que todo o processo de compra seja feito diretamente na plataforma da empresa, sem intermediários e redirecionamentos externos; e ainda contar com serviços de gestão financeira para gerar relatórios e flexibilizar operações.

Por isso, hoje podemos afirmar que a fórmula ideal para o sucesso no varejo envolve a soma da tecnologia e a subtração de barreiras na experiência de compra.

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