Na tarde deste sábado (18), um princípio de incêndio foi registrado no Rio Anil Shopping, em São Luís. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), uma pessoa sofreu ferimentos graves e foi socorrida.
Segundo o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, duas pessoas foram levadas para o hospital por choque elétrico e o Samu realizou dois atendimentos. Uma pessoas que inalou fumaça foi encaminhada para uma UPA.
Os primeiros relatos indicam que o incidente pode ter sido causado por uma explosão na caixa de força localizada no térreo do shopping, possivelmente devido a problemas elétricos. Após a explosão, o estabelecimento foi rapidamente evacuado.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local realizando uma varredura para identificar se há mais feridos. Devido à necessidade de desligar a eletricidade por questões de segurança, o shopping está escuro e cheio de fumaça, dificultando o trabalho dos bombeiros.
Testemunhas relataram que o alarme de incêndio demorou a tocar e que os clientes foram inicialmente avisados do incidente pelos lojistas. Minutos depois, seguranças começaram a orientar as pessoas a evacuarem o local.
Durante a evacuação, alguns clientes enfrentaram fila para pagar o estacionamento e retirar seus veículos. Após alguns minutos, a saída foi liberada sem a necessidade de pagamento do tíquete.
A administração do Shopping Rio Anil se manifestou sobre o ocorrido. Veja abaixo:
Tragédia em 2023
Há quase dois anos, um incêndio no mesmo shopping causou duas mortes. Em 7 de março de 2023, salas de cinema da rede Cinesystem pegaram fogo, atingindo o teto e provocando a queda do forro sobre pessoas que assistiam filmes. Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreram no incidente, enquanto outras 21 pessoas ficaram feridas.
A Polícia Civil informou que a administração do shopping contratou uma empresa terceirizada para reparar goteiras no cinema. Operários aplicaram uma manta asfáltica durante a exibição dos filmes, o que, segundo um laudo do Instituto de Criminalística (ICRIM), pode ter contribuído para o incêndio iniciado por um fenômeno elétrico na fonte de alimentação de um projetor.
O laudo do Corpo de Bombeiros sugeriu que uma chama gerada na aplicação da manta asfáltica pode ter incendiado o entre forro do telhado do shopping, revestido de isopor, material altamente inflamável, resultando no incêndio de grandes proporções.