Publicidade
Carregando anúncio...

Envelhecer: vale a pena adiar?

O envelhecimento começa, aproximadamente, aos 22 anos: se cuide agora!

Fonte: Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC

O envelhecimento começa, aproximadamente, aos 22 anos: se cuide agora!

 

No tratamento para não envelhecer, procura-se adiar a morte ou melhorar as condições de vida? Parece uma pergunta boba, mas não é. O envelhecimento inicia-se os 22 anos e a morte é a única certeza, o resto são probabilidades! Seria possível adiá-la?

A estética, desempenho físico-sexual, estado psicológico e paz espiritual estão relacionados com a qualidade de vida, mas prolongar isto tudo pode estar associado a um risco maior de perder um tempo da vida.

DESCOBRIDORES

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Química Robert Lefkowitz (Universidade de Duke) e Brian Kobilka(Medicina de Stanford), desvendaram em 2012, o funcionamento de receptores, ou ouvidos, nas superfíciesexternas das células. Temos dez trilhões de células como bolinhas esféricas, ovais ou irregulares. Nos tecidos, elas parecem as sementes do maracujá ou romã, pois estão em um gel conhecido como matriz extracelular.

Na superfície das células ou sementes, os milhares deouvidos ou fechaduras, captam quem está lá fora da célula. As células se estimulam e ajudam mutuamente com muito diálogo, liberando substâncias que se espalham no meio do gel e se encaixam como palavras nas orelhas, passando mensagens e recebendo o nome de mediadores químicos.

Estas mensagens são para produzir osso, proliferar mais, não entrar em mitose, espessar a pele, gerar dor e muitas outras. Depois que estes dois cientistas desvendaram esse mecanismo, sabemos quais são os receptores ou mediadores e agora podemos interferir nestacomunicação para controlar nossas células e tecidos.

HORMÔNIOS

Se células vizinhas e iguais se comunicam se diz que os mediadores são autócrinos. Quando células vizinhas e diferentes conversam entre si, se diz que são mediadoresparácrinos. Mas, muitas células iguais ou diferentes conversam entre si muito longe uma da outra, e quando um mediador faz este tipo de comunicação “viajando”pelo sangue, passa a ser nominado de hormônio e a comunicação chamada de endócrina. Hormônios são mediadores ou “mensagens” químicas que atuam à distância.

Os “medicamentos” ou hormônios, especialmente os antienvelhecimentos, cada vez mais são fabricados em laboratórios ou extraídos de animais. Se manipularmos esta comunicação, poderemos prolongar o tempo de vida das células e controlar sua morte e renovação.

ANTIENVELHECIMENTO

Agora, com estes medicamentos, o que iria atrofiar, podeaté aumentar, como os músculos! A pele que iria afinar e enrugar, pode ficar lisa e brilhante! O desempenho geral vai melhorar e o declínio poderá ser adiado: eis a terapiado antienvelhecimento. Mas tudo tem um preço, nem sempre financeiro, mas um custo biológico. Vejamos.

Ao manipularmos a comunicação entre as células,prolongando seu tempo de vida, otimizando sua função eestimulando a sua proliferação e renovação por mitoses,estamos caminhando sobre um fio ou corte de navalha.Pois corremos o risco de perdermos o controle da proliferação celular em algum momento e, sem este controle, as células podem dar origem a clones independentes que viram neoplasias malignas ou cânceres.

O desempenho estimulado em estruturas mais velhas eexcitadas pelos mediadores, podem gerar ainda um colapso funcional como hipertensão, infarto, insônia e até o diabete, pelo consumo maior de glicose pela maior necessidade de energia. Os hormônios ou medicamentos antienvelhecimento cria uma situação parecida, quandoexigimos um desempenho maior de um carro velho e turbinado: pode dar certo, … ou não!

REFLEXÕES FINAIS

1. É muito comum a pergunta: devo ou não fazer este tipo de terapia antienvelhecimento? Antes de procurar fazer, entenda seu corpo, cheque sua saúde, analise seu estilo e compatibilize-o com sua estrutura corporal e objetivos de vida.
2. No afã de aumentar sua qualidade de vida, você pode abreviá-la! Ou, no afã de prolongar, pode piorar a qualidade no tempo que lhe resta! Quem deve responder esta pergunta é só você, ninguém mais. Pense bem!

Fechar