Publicidade
Carregando anúncio...

Segurança pública é reforçada no Maranhão com a entrega de 63 novas viaturas para a PM

No total são 63 veículos novos em substituição a viaturas antigas, modernizando ainda mais a frota

Fonte: Com informações da assessoria
Governo entrega novas viaturas para a Polícia Militar. (Foto: Gilson Teixeira)

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão tem feito constantes investimentos no sistema de segurança pública do estado e, nesta segunda-feira (20), entregou novas viaturas para a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). No total são 63 veículos novos em substituição a viaturas antigas, modernizando ainda mais a frota. Os novos veículos já serão empregados nas ações de policiamento no período carnavalesco.

Ressalte-se que, das 63 novas viaturas, 13 já estão com a corporação, beneficiando unidades policiais no interior do estado, em municípios como: Imperatriz, Amarante, Turilândia e Governador Archer. Na solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na segurança pública do Maranhão.

“Com a entrega de hoje, já somamos cerca de 700 viaturas disponibilizadas durante a nossa gestão. Todo este esforço tem como objetivo avançar na área de segurança para nossa população, aprimorando a mobilidade nas operações policiais. Além disso, temos feito um amplo programa de reforma de delegacias que já beneficiaram 100 unidades. Também convocamos mais de 1.500 policiais, zerando os concursos. A segurança pública do Maranhão vive um novo momento. Somos a 7ª melhor do país e a 2ª melhor do Nordeste e nossa meta até o fim do nosso governo é subir ainda mais nesse ranking”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que a entrega de viaturas demonstra mais uma vez o compromisso do governo com o bem-estar da população. “Esse é mais um investimento do governo para a renovação da nossa frota, com viaturas de qualidade e que vão garantir mais agilidade nas ações policiais. Esse trabalho se soma às diversas ações de reestruturação de todo o sistema de segurança, como a reforma de delegacias e de mais de 30 prédios da Polícia Militar. Com isso, nossas corporações têm tido melhores condições de trabalho, que se reflete na melhoria dos índices”, relatou.

Do total de viaturas entregues, 21 são para unidades da Polícia Militar na Grande Ilha e 42 vão reforçar a segurança em 35 municípios maranhenses. O comandante-geral da PM, coronel Pitágoras Nunes, informou que os novos veículos já serão utilizados no policiamento do circuito de festas carnavalescas.

“Algumas das novas viaturas já foram e estão sendo usadas no policiamento dos municípios. Para os demais, já convocamos os comandantes das unidades do interior para que estes veículos cheguem o mais rápido possível nas cidades. Por outro lado, já estamos no período do pré-Carnaval e, portanto, as novas viaturas vão reforçar o policiamento para que a população possa se divertir com tranquilidade”, explicou o coronel Pitágoras Nunes.

Os veículos são projetados para dar mais eficiência e agilidade às operações realizadas pelos batalhões e companhias da Polícia Militar em diversas regiões do estado. Com essa nova etapa, a gestão estadual chega a cerca de 700 viaturas entregues, desde 2022 até aqui, entre carros e motocicletas. A maioria desse quantitativo (cerca de 500) foi de 2023 até agora.

Reestruturação do sistema de segurança pública

O Governo do Maranhão também tem realizado investimentos significativos na infraestrutura das forças de segurança do Maranhão. Além das constantes entregas de novas viaturas, desde 2023 estão sendo realizadas obras em equipamentos do Sistema de Segurança Pública, incluindo reforma e ampliação em mais de 100 delegacias em todo o estado e dezenas de Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, configurando o maior plano de reestruturação de prédios da segurança pública da história do Maranhão.

As obras incluem ainda unidades da Perícia Oficial, Academia da Polícia Civil e Centro de Formação da Polícia Militar, entre outros.

Além das reformas, as delegacias recebem climatização e novos equipamentos para melhorar as condições de trabalho e atendimento. Aparelhamentos como armas, munições e uniformes também têm sido fornecidos para fortalecer o combate à criminalidade, além da capacitação contínua dos agentes de segurança, com cursos que abrangem desde técnicas para situações corriqueiras até cenários mais complexos.

Também já foram convocados novos policiais militares, delegados, investigadores e escrivães, além de promoções e gratificações para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Municípios que vão receber as novas viaturas

Batalhões São Luís
2º BPM (Caxias)
3º BPM (Imperatriz)
4º BPM (Balsas)
5º BPM (Barra do Corda)
7º BPM (Pindaré Mirim)
10° BPM (Pinheiro)
11º BPM (Timon)
12º (Estreito)
14º BPM (Imperatriz)
15 BPM (Bacabal)
16º BPM (Chapadinha)
17º BPM (Codó)
18º BPM (Presidente Dutra)
19º BPM (Pedreiras)
23º BPM (São Mateus)
24º BPM (Coroata)
26º BPM (Açailândia)
27º BPM (Rosário)
28º BPM (Itapecuru)
29º BPM (Zé Doca)
30° BPM (Buriticupu)
31º BPM (Gov Nunes Freire)
32º BPM (Cidelandia)
33º BPM (Colinas)
35º BPM (São João dos Patos)
36º BPM (Viana)
45º BPM (Bequimão)
46º BPM (São Raimundo das Mangabeiras)

Fechar