Trump/Petro O presidente Donald Trump emitiu duras advertências ao presidente colombiano Gustavo Petro no fim de semana. (Imagens Getty)
O presidente colombiano, Gustavo Petro, ofereceu seu avião presidencial para repatriar migrantes que voltavam dos EUA no domingo, em resposta às severas advertências feitas pelo presidente Donald Trump.
A medida ocorreu depois que Trump atingiu o país sul-americano com medidas retaliatórias em resposta à recusa da Petro em aceitar voos de deportação. Antigo membro do M-19, um grupo terrorista guerrilheiro marxista que matou centenas de pessoas, Petro cedeu às exigências de Trump com uma velocidade notável.
Trump disse à Fox News que Petro deu uma reviravolta total após sua ameaça tarifária. Num comunicado traduzido do espanhol, o governo colombiano disse que o avião ajudará a facilitar um “retorno digno”. “O Governo da Colômbia, sob a direção do presidente Gustavo Petro, providenciou o avião presidencial para facilitar o retorno digno dos compatriotas que chegariam ao país hoje pela manhã, provenientes de voos de deportação”, dizia a declaração traduzida. .