Nesta sexta-feira, o Porto anunciou a venda de 100% dos direitos econômicos do atacante maranhense Galeno, de 27 anos, ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 50 milhões de euros (R$ 305,6 milhões).
Embora o Al-Ahli tenha confirmado a negociação nas redes sociais, não foram divulgados os detalhes do contrato. Segundo o jornal português “A Bola”, o vínculo com Galeno terá duração de três temporadas e meia, com um salário anual de 5 milhões de euros (R$ 30,5 milhões). O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) esteve envolvido na transferência.
Natural de Barra do Corda, Galeno já foi liberado pelo Porto e passou por exames médicos no Al-Ahli. Atualmente, o clube saudita ocupa a quinta posição na tabela de classificação da Saudi Pro League, com 35 pontos, 11 a menos que o líder Al-Hilal.
O Al-Ahli conta com jogadores conhecidos, como o zagueiro Ibañez, o volante Alexsander (ambos ex-Fluminense) e o centroavante Roberto Firmino.
Formado no Trindade, clube de Goiás, Galeno chegou ao Porto na temporada 2021/22, após jogar pelo Braga.
Durante sua passagem pelo Porto, Galeno disputou 153 jogos e marcou 45 gols. Seu melhor ano foi em 2023/24, quando participou de 48 jogos, marcou 16 gols e deu 12 assistências.
O atacante maranhense conquistou sete títulos pelo Porto, incluindo o Campeonato Português 2021/22.
O Porto também informou que será responsável por pagar um percentual da transferência de 50 milhões de euros a outros clubes, conforme o mecanismo de solidariedade da Fifa. Além disso, a transação terá encargos de intermediação de 10%.