Publicidade
Carregando anúncio...

Após reunião em Brasília, Latam anuncia novas frequências de voos para São Luís

Iniciativa faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, parceria entre o Ministério do Turismo e a Abear.

Fonte: Com informaçõe do MTur
Iniciativa é mais um desdobramento do programa “Conheça o Brasil: Voando” (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira, 3, uma reunião em Brasília formalizou o aumento de voos da Latam com destino a São Luís (MA), a partir de abril. O encontro, articulado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional, contou com a presença de representantes da companhia aérea, que anunciaram a ampliação de 7 para 10 viagens semanais partindo do Distrito Federal e de Fortaleza (CE) rumo à capital maranhense.

Parceria “Conheça o Brasil: Voando”

A iniciativa faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), renovada no final do ano passado.

O programa incentiva e facilita a realização de viagens no país. Neste verão, a oferta de voos no Brasil será 10,7% maior em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando 184,5 mil frequências.

Benefícios da conectividade aérea

O ministro Celso Sabino destacou os benefícios da melhoria da conectividade aérea no país. “Esse anúncio resulta do permanente diálogo com empresas aéreas, parlamentares e governos locais, uma premissa do nosso presidente Lula e que tem permitido que o turismo continue movimentando economias locais de todo o país, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego, renda e inclusão social”, afirmou Sabino.

O ministro também mencionou os esforços para promover a ligação aérea entre São Luís, Portugal e o Caribe.

Expansão de Voos da Latam

Em abril, a Latam também informou que aumentará em 37% os voos semanais de 6 rotas para a região Nordeste, incluindo São Paulo (Congonhas)-Fortaleza, Fortaleza-Teresina (PI), Brasília-Palmas (TO) e Rio de Janeiro (Galeão)-Porto Alegre (RS).

As viagens serão operadas por aviões Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros por voo, conforme a empresa aérea.

Apoio ao turismo maranhense

Eduardo Macedo, gerente de Ações Públicas da Latam, reconheceu o trabalho do ministro Celso Sabino e da Secretaria de Turismo do Maranhão pelo desenvolvimento do setor.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) também agradeceu o apoio do MTur e destacou o potencial turístico do Maranhão. A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, celebrou o suporte federal ao fortalecimento da atividade turística no estado.

Potencial Turístico do Maranhão

O reforço de voos para o Maranhão visa ampliar o turismo no estado, que teve o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2024.

O MTur apoia a estruturação da unidade, com ações voltadas à implantação de novos portais de acesso e à melhoria da mobilidade interna do Parque, em parceria com a Unesco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Crescimento do setor aéreo no Brasil

Em 2024, cerca de 118 milhões de passageiros voaram de avião no Brasil, um aumento de 20 milhões em comparação com 2022. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil subiu para o 4º maior mercado doméstico de aviação, com um crescimento de 6,6%, superando a média global de 5,6%.

Participantes da reunião

Além do ministro Celso Sabino e dos representantes da LATAM, participaram do anúncio o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral; os senadores Weverton e Cid Gomes; os deputados federais Hildo Rocha e Kléber Verde; e Thairyne Oliveira, assessora especial do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outras autoridades.

Fechar