Publicidade
Carregando anúncio...

Maranhão está em alerta laranja e amarelo com risco de tempestade

O estado está sob alerta laranja, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos fortes

Fonte: Da redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas e ventos intensos para todo o Maranhão entre este domingo (9) e segunda-feira (10). O estado está sob alerta laranja, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h em áreas do norte, oeste, centro e sul.

Além disso, foi emitido um alerta amarelo para o restante do estado, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. Os dois alertas são válidos até a manhã de segunda-feira (10), com término previsto entre 9h e 10h.

Cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.

Fechar