Publicidade
Carregando anúncio...

Resveratrol na Dermatologia

Melhora os Parâmetros Antioxidantes e Anti-Inflamatórios Relacionados à Cicatrização e o Fotoenvelhecimento

Fonte: Equipe Consulfarma

Resveratrol

Apresenta Benefícios Significativos na Pele

O resveratrol é uma fitoalexina polifenólica natural e também um agente antirradical livre. Entre os diversos efeitos biológicos do resveratrol, as propriedades antioxidantes são mais proeminentes. O resveratrol, de acordo com estudos, protege as células contra o estresse oxidativo gerado pelo peróxido de hidrogênio e também protege as células contra os danos gerados pela radiação ultravioleta. Esses resultados são atribuídos aos efeitos diretos do resveratrol como um ‘sequestrante’ de radicais livres, mas também essa substância pode modular os sistemas antioxidantes endógenos. Estudos verificaram que o resveratrol imita a restrição calórica através da ativação da sirtuína 1 (SIRT 1), resultando em melhora da sensibilidade à insulina, além de mostrar efeitos redutores de gordura corporal por inibir a adipogênese e aumentar a mobilização de lipídios no tecido adiposo.

Resveratrol e Tecido Cutâneo

Esses diversos efeitos do resveratrol também são potencialmente envolvidos na cicatrização de feridas cutâneas, cicatrizes atróficas e fotoenvelhecimento da pele, que é refletido por um crescente número de publicações nesta área ao longo dos últimos anos. Os principais benefícios do resveratrol na pele, são:

O resveratrol acelera a cicatrização de feridas devido a propriedades anti-inflamatórias;

O resveratrol pode servir como tratamento potencial na cicatrização de feridas;

O resveratrol mostrou propriedades antifibróticas e pode ser um agente promissor para reduzir o fotoenvelhecimento da pele.

Estudo de Revisão Comprova

Resveratrol Age em Muitos Processos do Envelhecimento Cutâneo

Este estudo publicado no periódico International Wound Journal teve como objetivo realizar um estudo de revisão com a finalidade de avaliar os efeitos do resveratrol na cicatrização de feridas, fotoenvelhecimento e também em outras patologias cutâneas.

Resultados:

Atividade do resveratrol nos processos de cicatrização

– Na recuperação de feridas, foi demonstrado que o ativo induz a expressão de VEGF e, consequentemente, regula a angiogênese (melhora a vascularização), possui efeito anti-inflamatório, limita a entrada de mastócitos e estimula a entrada de linfócitos e macrófagos;

– Além disso, foi associado a um potencial antibacteriano e antifúngico, exibindo uma eficácia antimicrobiana no combate a infecções da pele e também pode ser usado no gerenciamento de pacientes com úlceras diabéticas.

Atividade antienvelhecimento do resveratrol

– A expressão de MMP-1 (metaloproteinases de matriz) e a transcrição de citocinas inflamatórias responsáveis pela “inflamação” foram reduzidas, enquanto a expressão do colágeno tipo I foi aumentada;

– O tratamento com resveratrol mostrou efeitos antiapoptóticos por meio da inibição da ativação do NFK-B e aumentou a expressão de NRF-2.

Atividade clareadora do resveratrol

– O resveratrol apresenta a capacidade de modular a atividade da tirosinase. Além disso, verificou-se que o resveratrol reduziu significativamente a hiperpigmentação na pele de cobaias estimuladas por UVB in vivo;

– Pode reduzir o processo de melanogênese por meio da inibição da atividade da tirosinase em melanócitos ou redução da proliferação de melanócitos.

Conclusão:

Os estudos dessa revisão mostraram que o resveratrol pode agir para melhorar a cicatrização de feridas e agir, até mesmo, nos processos de fotoenvelhecimento da pele.

Referências:

Ratz-Lyko A, Arct J. Resveratrol as an active ingredient for cosmetic and dermatological applications: a review. J Cosmet Laser Ther. 2019;21(2):84-90. doi: 10.1080/14764172.2018.1469767. Epub 2018 May 8. PMID: 29737899.

Hecker A, Schellnegger M, Hofmann E, Luze H, Nischwitz SP, Kamolz LP, Kotzbeck P. The impact of resveratrol on skin wound healing, scarring, and aging. Int Wound J. 2022 Jan;19(1):9-28. doi: 10.1111/iwj.13601. Epub 2021 May 5. PMID: 33949795; PMCID: PMC8684849

Fechar