Todos os espaços da escola foram reformados climatizados e receberam novo mobiliário (Foto: Gilson Teixeira)
A reforma da UEB Manuela Varela é fruto do compromisso de compensação social do Porto São Luís, empreendimento que está sendo instalado na região da Vila Maranhão, acordado junto ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc).
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou que desde o início das tratativas entre o Governo do Maranhão e o Porto São Luís, um empreendimento de R$ 4 bilhões, foi debatida a necessidade de integrar a população do entorno ao projeto.
“Desde o início da instalação do porto foi estabelecida a importância de oferecer mais benefícios à comunidade. Por isso, hoje estamos entregando a requalificação desta escola que vai oferecer 200 vagas para a creche e 400 vagas para o ensino fundamental, com salas de aula totalmente climatizadas, para atender à população do Cajueiro, que é uma comunidade tradicional do nosso estado”, informou o governador Carlos Brandão.
Brandão informou, ainda, que como parte do compromisso firmado entre o estado e a empresa responsável pela instalação do porto, já foram entregues para a comunidade do Cajueiro uma unidade de saúde e novo Complexo de Segurança da Vila Maranhão, composto de uma Delegacia de Polícia Civil e um Quartel da Polícia Militar.
“O compromisso que nós firmamos inclui também a qualificação da mão de obra da comunidade para atuar no porto. Sabemos que este é um empreendimento que vai gerar dezenas de postos de trabalho e queremos que a população maranhense ocupe estas vagas, sobretudo quem já mora na comunidade”, frisou o governador do estado.
A UEB Manuela Varela passou por reforma completa, do telhado ao piso, incluindo instalações elétricas e hidrossanitárias. Todas as salas de aula foram climatizadas, bem como a sala dos professores, da direção e outros espaços da unidade, que conta ainda com biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório e banheiros. Toda a escola foi adaptada para garantir a acessibilidade de crianças com deficiência. Também foram entregues novos mobiliários.
Guilherme Penin, presidente do Porto São Luís, ressaltou que a iniciativa é uma mostra do compromisso social da empresa com o desenvolvimento do estado. “O Governo do Maranhão nos solicitou como contrapartida a reforma deste equipamento público e nós fizemos seguindo todas as normas e exigências do MEC, para atender da melhor forma possível as crianças da comunidade. Esta ação reforça o nosso compromisso em trabalhar em parceria com o Governo do Maranhão e em harmonia com os moradores do entorno”, afirmou.
O secretário titular da Seinc, Junior Marreca, falou de outros projetos que ainda serão executados por meio da parceria Governo do Maranhão/Porto São Luís em prol da comunidade do Cajueiro. “Até o fim deste ano também deve ser entregue um campo de futebol para que a comunidade tenha mais espaços de lazer e prática esportiva. É importante destacar que por meio desta parceria o município de São Luís é o grande beneficiado já que estes equipamentos são entregues ao município após a inauguração”, ressaltou.
Comunidade comemora a escola
Para a comunidade, a nova escola é motivo de orgulho e de esperança por um futuro melhor para as futuras gerações. Alderina de Freitas Sousa, fundadora da escola, disse estar muito feliz e que é a realização de um sonho.
“Cheguei ao Cajueiro na década de 1980. Aqui não tinha escola, então, nós construímos um barraco para que as crianças tivessem onde estudar. Eu era professora, eu fazia a merenda, eu limpava a escola. Com o tempo fomos recebendo apoio. Depois, a Secretaria de Educação do Município construiu um prédio e hoje estamos vendo nossa escola crescer, se modernizar e dar bons frutos. É a realização de um sonho”, disse.
Já as crianças estão empolgadas para estudar na nova escola. “Eu estou super ansiosa para estudar aqui porque agora a escola é espaçosa, tem até um parquinho para a gente brincar, as salas têm ar-condicionado. Ficou tudo perfeitinho”, comentou Geovana Silva Santos, 9 anos, estudante do 4º ano.
“Eu estou muito feliz, a escola ficou muito bonita. Eu vou gostar muito de estudar aqui. Por isso, queria agradecer ao governador Carlos Brandão”, disse Ágata Luiza de Araújo, 9 anos, aluna do 4º ano.
Porto São Luís
O terminal de uso privado (TUP) Porto de São Luís é um empreendimento do Grupo Cosan, no Maranhão. O terminal ficará a cerca de 6 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás e terá capacidade para movimentar mais de 100 milhões de toneladas ao