O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou no Diário Oficial da União, na terça-feira (11), a contratação de balsas para a travessia de pedestres e veículos pelo Rio Tocantins, ligando Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO). O novo contrato, assinado na sexta-feira (7), prevê a operação de cinco balsas e seis rebocadores pelo período de um ano. O serviço de transporte hidroviário será gratuito para todos os usuários e, em até 15 dias após a assinatura do contrato, está prevista a entrada em operação da primeira balsa destinada a pedestres e veículos leves.
O serviço funcionará de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias da semana, restabelecendo temporariamente a trafegabilidade da BR-226/TO/MA até a conclusão da nova ponte que substituirá a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O contrato amplia a quantidade de embarcações disponíveis para a travessia interestadual, com a previsão de três balsas e quatro rebocadores destinados ao transporte de caminhões de carga e outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros. O valor total do contrato é de aproximadamente R$ 39,9 milhões, e a empresa responsável pela operação será a Amazonia Navegações LTDA.